A definição da solução e do objeto

Planejamento

Vimos nos textos anteriores que a identificação da necessidade se destina, fundamentalmente, a dimensionar o problema de forma a fixar os contornos e as características da situação que a Administração deve atender. Definida a necessidade, ela passa a balizar a próxima etapa da fase interna do processo, que é justamente a definição da solução para resolver o problema identificado. Da definição da solução decorre a descrição do objeto. Há, portanto, uma relação estreita entre necessidade e solução, bem como entre solução e objeto. Veremos mais adiante também que a partir do objeto é que se configura o encargo, que a razão de ser do próprio planejamento. Portanto, definir o encargo é o objetivo precípuo do planejamento da contratação.

A solução é a providência capaz de garantir a satisfação ou o atendimento da necessidade. Por isso, a finalidade da descrição do objeto que traduz a essência da solução é, em princípio, garantir compatibilidade entre duas coisas: a solução que ela descreve e a necessidade que ela pretende garantir ou satisfazer. Para que isso possa acontecer, é indispensável que a real e efetiva identificação da necessidade tenha sido apurada de forma clara e precisa no processo administrativo. Aliás, não basta apenas a sua apuração, é necessária também a demonstração cabal dos motivos que lhe dão suporte, pois sem eles não será possível saber se as exigências e especificações que integram a descrição são legais. Assim, a solução é o meio definido como capaz de resolver o problema (necessidade) da Administração. O objeto é a forma específica e peculiar da solução. Uma solução pode, então, ser configurada por diversos objetos. Objetos são as diferentes formas de especificar ou traduzir a solução.

A solução, em sentido amplo, expressa-se na ideia de um encargo que alguém terá de cumprir como condição para que a necessidade possa ser satisfeita. Disse também que o encargo é caracterizado por um conjunto de obrigações, do qual a mais importante é o objeto (obrigação principal). O encargo representa o conjunto de obrigações decorrentes do planejamento definido pela Administração e que deve ser cumprido pelo futuro contratado. O encargo é materializado no edital.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores