Artigo 2º, § 4º da Lei nº 12.232/10: a adjudicação do objeto a mais de uma agência e o processo de seleção interna

Publicidade

No último post, discorremos a respeito da adjudicação do objeto a mais de uma agência publicitária, nos termos do previsto no art. 2º, § 3º da Lei nº 12.232/10. O objeto deste comentário recairá sobre aspecto específico decorrente da previsão legislativa, que remete à necessidade de se promover uma seleção interna para definir qual contratado ficará responsável pelas ações publicitárias. É o que prevê o art. 2º, § 4º, nos termos seguintes:

§ 4o Para a execução das ações de comunicação publicitária realizadas no âmbito dos contratos decorrentes das licitações previstas no § 3o deste artigo, o órgão ou a entidade deverá, obrigatoriamente, instituir procedimento de seleção interna entre as contratadas, cuja metodologia será aprovada pela administração e publicada na imprensa oficial.

Antes da publicação da Lei em comento, a Administração vinha adotando a prática de licitar serviços de publicidade, selecionar mais de um licitante vencedor e então adjudicar o mesmo objeto a vários executores. A praxe, materializada no Manual elaborado pela Secretaria de Comunicação da Presidência, decorria da dificuldade em prever o montante de serviços que seriam demandados: sabia-se que os serviços de publicidade tinham uma demanda constante, mas cada vez que surgia a necessidade outra licitação tinha de ser realizada.

A Lei nº 12.232/10, tornando especial o procedimento para a contratação de serviços de publicidade, baseou-se na mesma estrutura até então utilizada. Determinou que será realizada licitação para encontrar as melhores propostas relativas ao objeto demandado, de modo que só a partir deste momento será realizado um procedimento para seleção da agência que ficará encarregada de executar a ação publicitária específica.

Você também pode gostar

O problema consiste na ausência de previsão legal quanto aos critérios que devem pautar a seleção interna prevista em Lei. Nesse tocante, é necessário retomar o aspecto que desde o início das postagens vem sendo mencionado: o subjetivismo. A própria licitação, nos moldes propostos pela Lei nº 12.232/10, determina que a seleção seja feita com base em critérios subjetivos, o que não poderia ser diferente quando é chegado o momento de selecionar, dentre as contratadas, qual ação será promovida por quem. Como já foi dito outrora, a criação de um novo procedimento para licitar serviços de publicidade não torna objetivo aquilo que é, na essência, subjetivo. Da mesma forma ocorre com a seleção interna das contratadas.

Como se vê, alteradas as regras de contratação pela Lei nº 12.232/10, a essência permanece a mesma, o que significa dizer que o subjetivismo não desapareceu. Esses resquícios se estendem ao procedimento previsto no art. 2º, §§ 3º e 4º da Lei em apreço: não se sabe, ainda, qual metodologia deve ser utilizada para escolher as adjudicatárias responsáveis por esta ou aquela ação publicitária. A legislação deixa sem resposta, inclusive, qual o momento em que se determina essa metodologia, referindo-se apenas à necessidade de sua aprovação pela Administração e respectiva publicação na imprensa oficial.  Sobre esse aspecto, Carlos Pinto Coelho Motta defende que:

“Partindo do princípio da vinculação ao instrumento convocatório, e lembrando o lapidar axioma de que o elemento ‘surpresa’ é categoricamente vedado no certame – no qual a única surpresa admissível é o conteúdo da proposta dos concorrentes, na sessão de abertura –, entendemos que o regulamento da seleção interna, composto de critérios, metodologia e outros informes relevantes, deve ser previamente aprovado e fazer parte integrante, talvez como anexo, do edital de licitação.” [1]

Assim, não há dúvida de que a metodologia a ser empregada deve ser definida já quando do planejamento do certame, bem como de que todas as diretrizes sobre a seleção interna devem constar do instrumento convocatório.

Ultrapassada essa questão inicial, há que se ponderar se o modelo adotado na Lei nº 12.232/10 corresponde à melhor solução para contratação dos serviços em análise. Para tanto, deve-se considerar a existência de três sistemas que podem ser utilizados para as referidas contratações:

1. Quando se conhece desde o logo o objeto: realizar única e exclusivamente a licitação para seleção da melhor proposta;

2. Quando não se conhece o objeto e a demanda recai sobre vários serviços: realizar licitação e adjudicar o objeto a várias empresas por meio de seleção interna;

3. Quando não se conhece o objeto e a demanda recai sobre vários serviços: realizar procedimento de pré-qualificação e, após conhecer o objeto específico, promover licitação do tipo técnica e preço para seleção da melhor proposta.

O primeiro sistema, utilizado quando se conhece previamente a necessidade da Administração Pública, é o mesmo utilizado nas contratações balizadas pela Lei nº 8.666/93, não havendo qualquer problemática a ser resolvida.

Não é possível dizer o mesmo quanto ao segundo método, previsto na Lei nº 12.232/10. Quando o legislador permitiu a adjudicação do mesmo objeto a mais de uma empresa, tinha por foco a realização de um conjunto de atividades publicitárias a serem desenvolvidas em determinado período de tempo. Nesses casos, o objeto da contratação é indefinido – há apenas um pacote de atividades publicitárias – até surgir a necessidade concreta da Administração. Como, então, estipular o preço que será pago pela prestação dos serviços? Como, então, promover licitação do tipo “técnica e preço” se não há como estipular o preço a ser pago em cada ação publicitária desenvolvida?

Em análise rápida à sistemática proposta pela nova Lei de Licitações de Publicidade é possível perceber que o problema não foi solucionado. Daí a proposta do terceiro sistema, qual seja, a utilização do método previsto no art. 114 da Lei nº 8.666/93, ainda pouco utilizado pela Administração, mas de grande valia: a pré-qualificação [2]. Tal procedimento permite selecionar previamente as agências aptas a executar ações variadas de publicidade com eficiência e qualidade e, posteriormente, fazer a seleção, através de uma licitação dentre as pré-qualificadas, daquela que irá executar a demanda específica, tudo dentro da própria sistemática da Lei Geral de Licitações, norte para toda a legislação posterior.

Percebe-se, assim, a vantajosidade de se fazer o caminho inverso: pré-qualificar as agências aptas tecnicamente a prestar os serviços e, depois, realizar licitação do tipo técnica e preço para seleção de cada agência para a respectiva ação publicitária.

Por fim, é preciso lembrar que a adjudicação do mesmo objeto a várias empresas envolve distribuição de percentuais financeiros expressivos, não se admitindo simplesmente a predileção por esta ou aquela agência. Também por este motivo é que a licitação, realizada após a pré-qualificação, garantiria maior isonomia e impessoalidade à contratação.

[1] MOTTA, Carlos Pinto Coelho. Divulgação institucional e contratação de serviços de publicidade: legislação comentada. Belo Horizonte: Fórum, 2010, p. 84.

[2] De acordo com Renato Geraldo MENDES a pré-qualificação “é o instrumento de que dispõe a Administração para apurar a qualificação técnica de licitantes quando o objeto da contratação demandar alta especialização. É uma etapa anterior ao certame em que há uma pré-avaliação da alta especialização e da capacidade da pessoa em executar um determinado encargo. Em princípio, sua finalidade é a redução do grau de incerteza quanto à capacidade técnica indispensável para a execução de objeto que demande alta especialização. A pré-qualificação é, assim, um meio instrumental que possibilita à Administração apurar se o interessado em com ela contratar possui condições especiais para execução de obras e serviços de alta complexidade técnica.” (Revista Zênite de Licitações e Contratos – ILC, Curitiba: Zênite, n. 202, p. 1238, dez. 2010, seção Obras e Serviços de Engenharia) 

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores