As entidades do Sistema S devem realizar licitação para as contratações de patrocínio?

Sistema "S"

Os contratos de patrocínio podem ser definidos como o repasse de determinado valor a terceiro para utilização na realização de eventos, projetos, seminários, congressos, apresentações artísticas, entre outros. Em contrapartida, a empresa ou a organização que recebe o auxílio deverá veicular a marca da entidade patrocinadora nos termos previamente definidos pelas partes. Dessa forma, a entidade patrocinadora divulga sua atuação e agrega valor à sua marca.

As entidades do Sistema S podem oferecer patrocínio a terceiros, desde que haja compatibilidade entre o evento que será realizado e as finalidades institucionais da entidade patrocinadora, o que deverá ser demonstrado no processo de contratação.

Tendo a entidade constatado a pertinência e a conveniência de realizar o patrocínio, resta analisar se tal contratação deverá ser precedida de licitação ou se poderá ser contratada diretamente, mediante inexigibilidade de licitação.

Em princípio, as contratações de obras, serviços, compras e alienações das entidades do Sistema S serão necessariamente precedidas de licitação, obedecendo às disposições dos regulamentos próprios. Nesse sentido dispõe, por exemplo, o art. 1º da Resolução CDN nº 213/2011 do Sistema SEBRAE.

Entretanto, a realização da licitação apenas será viável se houver viabilidade de competição, a qual estará configurada diante de pluralidade de interessados e possibilidade de definição de critérios objetivos de julgamento que permitam o tratamento isonômico.

Você também pode gostar

A decisão pela realização ou não do patrocínio geralmente leva em consideração diversos critérios subjetivos, tais como: a credibilidade do terceiro que receberá o patrocínio; a relevância do projeto que será apoiado; a pertinência do projeto em relação às finalidades institucionais da entidade; os benefícios que o patrocínio poderá trazer à entidade patrocinadora; etc. Tratando-se de critérios subjetivos, inviabiliza-se o tratamento isonômico indispensável às licitações.

Dessa forma, deverá a entidade, tendo em vista o caso concreto, analisar a possibilidade ou não de definição de critérios objetivos de julgamento e, concluindo pela impossibilidade, a contratação deverá ser realizada mediante inexigibilidade de licitação, conforme disposto no art. 10 da Resolução: “A licitação será inexigível quando houver inviabilidade de competição […]”.

Nesse sentido também é a conclusão de Diogenes Gasparini, que, embora faça referência à Lei nº 8.666/1993, aplica-se perfeitamente às entidades do Sistema S:

A contratação, no mais das vezes, independe de prévia licitação, fulcrada que está no caput do art. 25 da Lei Federal das Licitações e Contratos da Administração Pública. Para tanto deve ser demonstrada a inviabilidade de competição e atendidas as exigências do art. 26 desse diploma legal. (GASPARINI, 2004, p. 110.)

O TCU já se manifestou de forma mais incisiva acerca da inviabilidade de competição nos contratos de patrocínio:

É despiciendo comentar na inadequação de ser realizado procedimento licitatório quando adotada a decisão de oferecer patrocínio a alguma entidade ou evento. A decisão de patrocinar é personalíssima, adotada exatamente em função da expectativa de sucesso que possa vir a ser alcançado pela respectiva entidade ou evento, trazendo uma maior veiculação do nome do patrocinador. Assim, fica caracterizada a inviabilidade de competição que conduz à inexigibilidade prevista no caput do art. 25 do Estatuto das Licitações e Contratos. (TCU, Decisão nº 855/1997, Plenário, j. em 03.12.1997.)

Concluindo-se pela inviabilidade de competição, a contratação deverá ser instruída com as justificativas da inexigibilidade de licitação, além da demonstração da pertinência do projeto escolhido, dos benefícios que a entidade poderá obter com a divulgação de seu nome e da relação com suas finalidades institucionais.

Diante do exposto, conclui-se que, não raro, a decisão da entidade pela concessão de patrocínio leva em consideração diversos aspectos subjetivos, o que torna inviável a realização de licitação. Nesses casos, a contratação deverá ser realizada mediante inexigibilidade de licitação, devendo o processo ser instruído com as devidas circunstâncias caracterizadoras da inviabilidade de competição, bem como com as justificativas para a escolha do projeto que será beneficiado com o patrocínio.

O contrato firmado entre as partes deverá estabelecer o valor do patrocínio e as obrigações da parte patrocinada, tais como: formas de divulgação do nome do patrocinador, comprovação da realização do evento, apresentação de prestação de contas e definição de penalidades para os casos de inadimplemento contratual.

REFERÊNCIA

GASPARINI, Diogenes. Publicidade e divulgação. Revista Zênite ILC – Informativo de Licitações e Contratos, Curitiba: Zênite, n. 120, p. 110, fev. 2004.

Nota: O material acima foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos, na seção Perguntas e Respostas, e está disponível no Zênite Fácil, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública. Acesse nossa página e conheça essa e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores