O blog mais relevante sobre licitações e contratos do Brasil

Junte-se aos nossos mais de 100.385 leitores. Cadastre-se e receba atualizações:

Brasil terá primeira escola com certificação sustentável

O colégio público Erich Walter, no RJ, está em processo final de auditoria para receber a certificação Leed Schools, que atesta a sustentabilidade de instituições de ensino em todo o mundo. A escola será a primeira do Brasil a receber o selo e servirá de modelo para outros 40 colégios do país. No mundo, há apenas 120 escolas certificadas, a maioria nos EUA.

Concedido pelo GBC – Green Building Council, no Brasil, o selo Leed já foi conferido a 120 escolas no mundo – 118 ficam nos EUA, uma na Noruega e outra em Bali -, mas nunca no Brasil. Esta realidade, no entanto, está prestes a mudar: segundo a GBC, o processo de auditoria da escola pública Erich Walter deve ser finalizado em até cinco meses, dando ao colégio o título de primeira instituição de ensino do Brasil a receber certificação Leed Schools.

Entre as características da escola que contribuíram para a certificação, estão:
– área para armazenagem de lixo para reciclagem;
– sistema de reaproveitamento de água da chuva;
– painéis solares para geração de energia limpa;
– bicicletário e vagas especiais para veículos de baixa emissão;
– pavimentação permeável;
– telhado verde;
– iluminação com lâmpadas LED;
– revestimento com baixos índices de compostos orgânicos voláteis;
– equipamentos de ar condicionado eficientes e
– acessibilidade a alunos com necessidades especiais, com portas mais largas, pisos táteis, rampas com pouca inclinação e inscrições em braile.

O projeto, desenvolvido pelo escritório Arktos – Arquitetura Sustentável, ainda poderá servir de modelo para outras 40 escolas públicas do país, que pretendem entrar com pedido de certificação na GBC-Brasil.

Fonte: Planeta Sustentável

[Total: 1    Média: 1/5]

Deixe o seu comentário !