Coleta Seletiva

Autor:

Categoria: Contratações Sustentáveis

Tags: , ,

Importante chamar a atenção para a notícia que foi veiculada em 22 de setembro de 2010 no jornal  Estadão.

De acordo com a pesquisa realizada pelo CEMPRE – (Compromisso Empresarial para a reciclagem) ; que é uma Associação Empresarial dedicada a promoção da reciclagem e gestão integrada dos resíduos;  somente 7 (sete) municípios em todo o país promovem serviço de coleta seletiva de resíduo para toda a sua população.  São eles: o município de Santos, Santo André, São Bernardo do Campo (São Paulo), Itabira (MG) e as capitais Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO).

Segundo os dados do estudo, dos aproximadamente 5.537 municípios brasileiros, somente 8%  faz a coleta seletiva, sendo que os programas de coleta seletiva existentes concentram-se  mais nas regiões Sul e Sudeste.

Os dados chamam a atenção para a necessidade de dedicar maior atenção  ao assunto. A gestão ambiental dos resíduos urbanos é assunto da maior importância, já que esse é um dos maiores problemas ambientais enfrentados atualmente.

Os investimentos ainda são poucos para a separação e coleta dos resíduos nos Municípios brasileiros, todavia,  esse quadro tende a mudar com a promulgação da Lei de Resíduos Sólidos (lei 12.035 de 02 de agosto de 2010) que promete maior responsabilização dos geradores de resíduos, além de estabelecer planos e metas de atuação para os governos estaduais e municipais no tocante a administração do lixo. Assim como, uma maior conscientização de todos, cidadãos, administradores e empresários.

Saiba mais: Estadão

VN:F [1.9.22_1171]
Avaliação: 0.0/5 (0 votos)

Deixe o seu comentário!

Ao enviar, concordo com os termos de uso do Blog da Zênite.

Nenhum comentário


Próximos Seminários Zênite
Publicidade