Estatais: é possível revisar os regulamentos de licitações e contratos?

Estatais

Nos assuntos em que a própria Lei nº 13.303/2016 não estabeleceu disciplina taxativa para determinados procedimentos ou não fixou um modo de conduta específico para o atendimento de suas disposições, havendo a possibilidade de as determinações legais serem atendidas por mais de uma forma, igualmente compatíveis com a ordem jurídica e os valores tutelados, será possível que cada empresa estatal defina, em seu Regulamento interno de licitações e contratos, uma solução diferente.

A importância do Regulamento interno de licitações e contratos de cada empresa estatal foi ressaltada pela Lei nº 13.303/2016, na medida em que seu art. 91 determinou que “A empresa pública e a sociedade de economia mista constituídas anteriormente à vigência desta Lei deverão, no prazo de 24 (vinte e quatro) meses, promover as adaptações necessárias à adequação ao disposto nesta Lei”.

Nesses termos, a finalidade do Regulamento interno de licitações e contratos de cada empresa estatal constitui, justamente, servir como um manual capaz de orientar a adequada aplicação da legislação em vigor no processamento e desenvolvimento de suas licitações e contratações, de acordo com sua realidade e especificidades.

Sob esse enfoque, tão importante quanto elaborar um Regulamento interno de licitações e contratos capaz de cumprir essa finalidade é se dispor a revisar, periodicamente, o regulamento elaborado, a fim de garantir sua atualização.

Somente por meio da atualização dos regulamentos editados é que as empresas estatais conseguirão aperfeiçoar seus processos de trabalho e práticas administrativas com base no aprendizado formado e experiência adquirida com a aplicação da Lei nº 13.303/2016.

Você também pode gostar

Não é razoável acreditar que uma empresa estatal tenha editado um Regulamento interno prevendo solução para todas as situações possíveis no curso dos seus processos de licitação e contratação. Da mesma forma, não parece razoável presumir que a evolução de entendimentos jurisprudenciais não possa ser incorporada no regulamento inicialmente editado, para conferir segurança jurídica aos atos a serem praticados.

[Blog da Zênite] Estatais: é possível revisar os regulamentos de licitações e contratos?

A revisão dos Regulamentos de Contratações das Estatais será abordada, detalhadamente, no:

Estas 2 situações justificam a utilidade e o benefício de se promover, periodicamente, a revisão e a atualização do Regulamento Interno de Licitações e Contratos.

O fato de não constar da Lei nº 13.303/2016, expressamente, previsão que admita a revisão e a atualização dos Regulamentos não parece constituir impedimento a esta prática, haja vista que o regulamento é ato normativo interno da empresa estatal. Desse modo, a autoridade competente – Conselho de Administração – pode expedir, a qualquer tempo, novo ato de mesma natureza.

Diante do exposto, concluímos não haver impedimento à revisão e atualização dos Regulamentos de licitações e contratos das Estatais, sendo possível recomendar as ações citadas como boas práticas sem demandar, a princípio, maior complexidade ou dificuldade.

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores