Governo divulga cartilha “Edifícios Públicos Sustentáveis” do Programa Senado Verde

Autor:

Categoria: Contratações Sustentáveis, Licitação, Planejamento

Tags: , ,

Com o objetivo de divulgar as ações adotadas pela Administração Pública Federal em termos de sustentabilidade, o Núcleo de Ações Socioambientais (NCAS), que coordena o programa Senado Verde, publicou esta semana a cartilha “Edifícios Públicos Sustentáveis”.

A cartilha é bem didática, ilustrada e conta com diversos exemplos práticos. Conforme divulgado no site de compras do governo, ela está dividida em três partes:

A primeira parte apresenta os conceitos básicos sobre edifícios sustentáveis, sua importância para o meio ambiente e a viabilidade de se implantar os conceitos de sistemas sustentáveis aplicados às construções.

Na segunda parte, estão relacionados os conceitos de sistemas sustentáveis considerados mais relevantes: projeto, paisagem, canteiro de obras, água, coberturas verdes, irrigação, energia, eficiência energética, materiais e lixo.

A terceira parte, na forma de anexo, enumera os tutoriais para o dimensionamento de sistemas de aproveitamento de água da chuva e geração fotovoltaica, roteiro para elaboração de matrizes de avaliação de materiais, matrizes para a avaliação do retorno do investimento e, por fim, a agenda de trabalho para projetos sustentáveis.

Fonte: Compras Governamentais

Confira neste link a íntegra da cartilha: http://cpsustentaveis.planejamento.gov.br/assets/conteudo/uploads/cartilha—conteudo—20120329—cd.pdf

VN:F [1.9.22_1171]
Avaliação: 4.0/5 (3 votos)

Deixe o seu comentário!

Ao enviar, concordo com os termos de uso do Blog da Zênite.

1 Comentário

Paulo Sérgio B. Carvalho disse: 28 de janeiro de 2015 às 7:23

Prezados,
obrigado pela dica e repasse do link contendo a Cartilha, o que por certo contribuirá para a melhoria da gestão pública, ligada à engenharia.
Paulo Sérgio

VA:F [1.9.22_1171]
O que achou?
+3 3 votos
 

Próximos Seminários Zênite
Publicidade