Habilitação no pregão eletrônico: a inversão procedimental estabelecida pelo Decreto no 10.024/2019

Doutrina

Resumo

Este artigo tem o propósito de examinar a inovação introduzida no rito do pregão, na forma eletrônica, relativamente à apresentação prévia dos documentos de habilitação, mercê do regulamento aprovado pelo Decreto no 10.024/2019, e o seu impacto no fluxo do procedimento licitatório.

1. Introdução

O pregão, introduzido pela Medida Provisória no 2.026/2000 como modalidade licitatória destinada à aquisição de bens e serviços comuns, foi consolidado, no plano legislativo, com a edição da Lei no 10.520/2002.

Você também pode gostar

Em sua origem, a execução dessa modalidade fora disciplinada por 2 decretos regulamentares: o Decreto no 3.555/2000 e o Decreto no 3.697/2000, este último específico para o pregão realizado por meio da utilização de recursos de tecnologia da informação (pregão eletrônico).

O Decreto no 3.697/2000 foi posteriormente revogado pelo Decreto no 5.450/2005, que, de seu turno, cedeu lugar ao Decreto no 10.024/2019, responsável por conferir ao pregão eletrônico uma disciplina bastante inovadora.

Com efeito, diante do anacronismo da disciplina então em vigor e da necessidade de introduzir no ordenamento jurídico novos conceitos para o processamento dessa modalidade licitatória, o Ministério da Economia, por meio da Secretaria de Gestão/SEGES, levou a efeito a necessidade de modificação da norma até então em vigor.

Neste desiderato, atuou para incorporar ao processo de elaboração do novo regramento os diversos atores envolvidos com a comunidade de contratações públicas: órgãos públicos, fornecedores, gestores, conselhos profissionais, especialistas, dentre outros.

A estratégia adotada para a construção da norma partiu da criação de mecanismos mais consentâneos com o mercado, haja vista a constatação de que as compras públicas realizadas mediante a modalidade pregão eletrônico representam 90% (noventa por cento) das contratações promovidas pelo governo federal [1].

A título ilustrativo, em 2018, o valor total destinado às compras de bens e serviços ultrapassou R$48 bilhões, sendo R$19 bilhões por pregão eletrônico [2].

Nesse cenário de aprimoramento e de potencialização de ganhos nos processos de compras públicas, o Decreto no 10.024/2019 conferiu novo tratamento à apresentação dos documentos de habilitação, ao determinar a sua remessa antecipada por todos os licitantes.

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e também no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.


[1] Ministério da Economia promove debate público sobre mudanças para o Pregão Eletrônico. Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Disponível em: https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2019/04/ministerio-da-economia-promove-debate-publico-sobre-mudancas-para-o-pregao-eletronico.html. Acesso em 23/12/2020.

[2] Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Op. cit.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores