Na contratação direta de remanescente de contrato de serviços contínuos, a vigência fica vinculada à data final informada no contrato rescindido?

Contratação diretaContratos AdministrativosTerceirização

O art. 24, inc. XI, da Lei nº 8.666/1993 dispensa a licitação

na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido. (Grifamos.)

Entende-se por “remanescente de obra, serviço ou fornecimento” a parcela de obrigações que faltou ser executada em decorrência da extinção antecipada do contrato, fruto de  rescisão.

A finalidade dessa hipótese de dispensa é viabilizar o aproveitamento da licitação já realizada, de modo que o atendimento da necessidade da Administração possa ocorrer sem a realização de uma nova licitação. Nesse sentido, comenta Joel de Menezes Niebuhr:

Você também pode gostar

O legislador, pura e simplesmente, autorizou a Administração a aproveitar o segundo classificado e, assim, sucessivamente, diante de rescisão de contrato, que comumente implica prejuízos ao interesse público, entre os quais aquele que se pretenda evitar: o da paralisação da obra, serviço ou fornecimento até que se faça nova licitação e novo contrato. Portanto, o dispositivo, aproveitando licitação já ultimada, confere instrumento para contornar os malefícios de rescisão contratual, permitindo a contratação direta e, pois, imediata, dos demais classificados. (NIEBUHR, 2011, p. 268.)

A cautela a ser adotada versa sobre o atendimento dos pressupostos para a utilização da hipótese de dispensa prevista no inc. XI do art. 24, assim sintetizados:

a) licitação anterior que resultou em uma contratação rescindida, havendo remanescente do objeto que necessite ser executado;

b) observância da ordem de classificação da licitação para a convocação;

c) manutenção das mesmas condições oferecidas pelo primeiro colocado, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.

Logo, rescindido o contrato e constatada a necessidade de execução do remanescente do objeto, a Lei de Licitações autoriza a contratação direta desde que sejam observadas as mesmas condições fixadas no contrato rescindido. Desse modo, se o próximo colocado na licitação, devidamente habilitado, aceitar manter as mesmas condições propostas pelo até então contratado (inclusive quanto ao preço), admite-se formalizar a contratação direta do remanescente com fundamento no art. 24, inc. XI, da Lei nº 8.666/1993.

Nesses moldes a contratação direta prevista pelo art. 24, inc. XI, da Lei nº 8.666/1993 fica totalmente vinculada à proposta do licitante vencedor. Vejamos o que diz Jorge Ulisses Fernandes Jacoby:

os licitantes remanescentes, se aceitarem, estarão vinculados à proposta do licitante classificado em primeiro lugar no certame; não só ao preço, como também a todas as condições ofertadas, integralmente. A proposta que o licitante remanescente formulou à Administração será desprezada, não intervindo de qualquer modo no ajuste: ou ele aceita as condições ofertadas pela Administração, que estará balizada, repita-se, integralmente, pelas condições constantes na proposta do licitante vencedor, ou não. Inexiste qualquer possibilidade de negociação, acertamento, conciliação ou alteração equivalente. (FERNANDES, 2014, p. 387.)

Com base nessas considerações, tem-se que a contratação direta do remanescente deve observar o lapso temporal para conclusão do contrato rescindido. Dessa forma, se foram executados 7 meses, e o ajuste rescindido tinha vigência de 12 meses, a rigor, o contrato envolvendo o remanescente terá vigência de 5 meses.

Embora as condições contratuais sejam idênticas, existe uma garantia ao futuro contratado quanto à obtenção do saldo de vigência do ajuste original, que ocorre independentemente da correspondência das datas. Não importa, desse modo, a data indicada como marco final do contrato rescindido, mas apenas o saldo de prazo existente para sua vigência.

Ainda que se possa argumentar ser uma linha conservadora, parece demasiado exigir que, se o contrato originário tinha como termo final de vigência a data de 31.12.2018, sendo rescindido em 30.06.2018, o novo contrato (fruto de dispensa com fulcro no art. 24, inc. XI) igualmente termine em 31.12.2018. Isso faria com que a nova contratada não dispusesse integralmente do tempo que faltava para conclusão da execução do contrato original.

Além disso, o processo de contratação direta por dispensa de licitação com base no inc. XI do art. 24 da Lei nº 8.666/1993 demanda algum lapso temporal. Dessa forma, no exemplo citado, tendo sido rescindido o contrato em 30.06.2018, dificilmente a contratação direta por dispensa de licitação terá início a partir dessa mesma data.

Adotando orientação similar à ora postulada pela Zênite, vejamos decisão da 1ª Câmara do Tribunal de Contas da União no Acórdão nº 2.725/2008:

1.7. Determinar à […] que, nas contratações de remanescentes de obra, serviço ou fornecimento com fundamento no inciso XI do art. 24 da Lei nº 8.666/93, fixe a data de término da vigência do novo contrato de acordo com o prazo do contrato rescindido. (TCU, Acórdão nº 2.725/2008, 1ª Câmara.) (Grifamos.)

Ao que tudo indica, o TCU tem clareza sobre as expressões: data de término e prazo do contrato, orientando a determinação da vigência do novo contrato de acordo com o saldo de prazo do contrato rescindido, e não com a data de término do contrato rescindido.

Considerando o exposto, e sem prejuízo à possibilidade de discussão quanto ao assunto, responde-se que, em contratação direta de remanescente de contrato de serviços contínuos, a vigência contratual do ajuste firmado com base no art. 24, inc. XI, da Lei nº 8.666/1993 não fica vinculada à data final informada no ajuste rescindido, mas ao lapso temporal para conclusão do contrato rescindido.

REFERÊNCIAS

FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. Contratação direta. Belo Horizonte: Fórum, 2014.

NIEBUHR, Joel de Menezes. Dispensa e inexigibilidade de licitação pública. 3. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2011.

Nota: O material acima foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos, na seção Perguntas e Respostas, e está disponível no Zênite Fácil, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essa e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores