O rigor do limite de 25% para as alterações unilaterais, previstas no § 1º do art. 65 da Lei de Licitações, aplica-se em qualquer situação?

Contratos Administrativos

Já foi o tempo em que a análise da legitimidade dos atos administrativos se pautava, única e exclusivamente, na literalidade das regras. A busca pela solução ótima, informada pelo princípio constitucional da eficiência administrativa, nem sempre encontrará amparo na incidência lógica, porém inadequada à luz dos princípios da razoabilidade e da proporcionalidade, dos dispositivos normativos.

Diferentemente, o papel do gestor do público, muito além da cautela à observância dos diplomas normativos, demanda visão quanto às conseqüências práticas de eventual decisão, inclusive as de natureza técnica e econômica.

Seguindo essa diretriz, nem sempre o “extrapolar” do limite de 25% para acréscimos contratuais será entendido como ilegal.

No Acórdão nº 34/2011 (Sessão: 19/01/11, Relator: Ministro AROLDO CEDRAZ), o Plenário do Tribunal de Contas da União acatou as razões de justificativa de seu jurisdicionado, para entender possível, satisfeitos os requisitos que delimita, extrapolar o limite de 25%. No caso, considerou o Ministro em seu Voto que “ante a magnitude e a grande complexidade do projeto, o percentual que extrapolou o limite legal” foi pouco significativo.

E continuou: “36. Em segundo lugar, porque, apesar da elevada frequência com que a Petrobras procura justificar alterações contratuais a partir de inconsistências de projetos, considero, ao contrário da Secex/RJ, que, especificamente no caso em análise, a já mencionada complexidade do empreendimento torna quase inevitável a ocorrência de ajustes no projeto para sua adequação técnica, sob pena de inviabilizar a obra e causar prejuízos à empresa. 37. Em terceiro lugar, porque, ainda em decorrência da complexidade do empreendimento em questão, a realização de nova licitação, em vez do aditamento do contrato, poderia gerar não só dúvidas acerca de responsabilidade contratual, no caso de ocorrência de problemas na obra, mas também acarretar a perda de garantia contratual sobre as frações já executadas.”

Como se pode ver, circunstâncias concretas, devidamente sopesadas e motivadas, podem ensejar a necessidade, legítima, de extrapolar o limite previsto no § 1º do art. 65 da Lei nº 8.666/93.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores