O blog mais relevante sobre licitações e contratos do Brasil

Junte-se aos nossos mais de 100.385 leitores. Cadastre-se e receba atualizações:

QUE TAL UMA AJUDA PARA TOMAR DECISÕES?!

A Lei nº 13.655/2018 alterou aspectos importantes do Decreto-Lei nº 4.657/1942 (Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro), especialmente em relação às decisões.

A obrigatoriedade de motivação dos atos (administrativos, dos órgãos de controle e judiciais), já presente na legislação, ganhou ainda mais importância. Vamos ver alguns exemplos do que mudou:

não se decidirá com base em valores jurídicos abstratos sem que sejam consideradas as consequências práticas da decisão” (art. 20, caput);

 

a motivação demonstrará a necessidade e a adequação […] inclusive em face das possíveis alternativas” (art. 20, parágrafo único);

 

indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas” (art. 21, caput).

 

Na interpretação de normas sobre gestão pública, serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo” (art. 22).

As justificativas das decisões no âmbito público devem ir muito além de indicar um artigo na lei. Exigem, obrigatoriamente, a análise aprofundada das alternativas disponíveis e a demonstração das repercussões práticas, jurídicas e administrativas para o interesse público.

É imprescindível ao agente público, aos órgãos de controle e ao Judiciário absorverem essas novas diretrizes. Pensando nisso a Zênite irá realizar o seminário:

 

Venha compreender, de forma aplicada e prática, o que muda no dia a dia de quem decide e conduz as licitações e os contratos com a chegada da Lei nº 13.655/2018. Resolveremos casos práticos e analisaremos precedentes do TCU e do Judiciário, com o objetivo de responder à seguinte reflexão: A decisão poderia ser mantida se avaliada com base na Lei nº 13.655/2018?

Conte com o apoio da Zênite para ajuda-lo a tomar decisões!

[Total: 2    Média: 3/5]

Deixe o seu comentário !