Se o Regulamento de entidade do Sistema S não disciplinar determinada situação e, estando ela, regulada na Lei nº 8.666/93 ou 10.520/02 (pregão), ocorrerá a aplicação imediata dessas leis ao caso?

Sistema "S"

As entidades que compõem o denominado Sistema S não integram a Administração Pública. Ao contrário, são instituições privadas, com característica “paraestatal”, criadas para atuar ao lado do Estado na persecução de interesses sociais relevantes.

Significa dizer que, de acordo com o entendimento consolidado, os serviços sociais autônomos não se sujeitam ao rigor da Lei nº 8.666/93 ou da Lei nº 10.520/02 por conta de sua natureza privada, mas, por manejarem contribuições parafiscais, de caráter público, devem instituir regulamentos próprios para realização de suas licitações e contratações, os quais sejam compatíveis com os princípios inerentes às contratações públicas.

Exatamente nesse sentido é a orientação do Plenário do Tribunal de Contas da União na Decisão nº 907/97:

(…) é razoável que os serviços sociais autônomos, embora não integrantes da Administração Pública, mas como destinatários de recursos públicos, adotem, na execução de suas despesas, regulamentos próprios e uniformes, livres do excesso de procedimentos burocráticos, em que sejam preservados, todavia, os princípios gerais que norteiam a execução da despesa pública.

Você também pode gostar

Por esse motivo, as licitações e contratações promovidas por tais entidades não se subordinam ao regime jurídico que, usualmente, disciplina as contratações firmadas por órgãos e entidades da Administração Pública. Isso importa reconhecer que as licitações e contratações realizadas pelas entidades do Sistema S não se submetem aos ditames da Lei nº 8.666/93 e das demais normas expedidas com o propósito de disciplinar a questão no âmbito do Poder Público.

E, nesse compasso, na medida em que cabe a cada entidade do Sistema S editar regulamento próprio, o qual deve observar os princípios que regem as contratações públicas, uma vez editado, não há que se falar em aplicação direta da Lei nº 8.666/93 ou de outros diplomas normativos que regem as contratações no âmbito da Administração Pública, mesmo diante da omissão do regulamento competente diante de determinada situação. Dito de outro modo, a Lei nº 8.666/93 e a Lei nº 10.520/02 não se aplicam, de forma cogente e direta, às contratações promovidas pelas entidades do Sistema S.

Contudo, isso não impede as entidades do Sistema S recorrem às disposições constantes dessas leis para suprir eventuais omissões de seus regulamentos. Nesse caso, a aplicação da Lei nº 8.666/93 e da Lei nº 10.520/02 não ocorrerá de forma cogente, mas por analogia e desde que a disciplina a ser aplicada seja compatível com as demais regras constantes do regulamento próprio que rege a contratação.

Conforme ensina R. Limongi França, valendo-se de lição de Ferrara, a aplicação de determinada norma por analogia deve observar:

(…) ‘ela é a aplicação de um princípio jurídico que a lei estabelece, para um certo fato, a um outro fato não regulado mas juridicamente semelhante ao primeiro’.

(…) ‘Posto que no sistema se podem descobrir casos análogos já regulados, por um processo de abstração, extrai-se a regra que vale para aqueles, alargando-a até compreender os casos não previstos que apresentem no entanto a mesma essência jurídica’.

(…) os fatos de igual natureza devem possuir igual regulamento, e, se um destes fatos encontra já no sistema a sua disciplina, esta constitui o tipo de onde promana a disciplina jurídica geral que deve governar os casos afins. Analogia – conclui – é harmônica igualdade, proporção e paralelo entre relações semelhantes’. (FERRARA apud FRANÇA, 1999, p. 43.)

A rigor, a Lei nº 8.666/93 e a Lei nº 10.520/02 dispõem como devem ser processadas as contratações públicas de modo a efetivar e dar concretude aos princípios que regem a formação desses ajustes. Com base nisso, presume-se que, regra geral, as disposições constantes dessas leis se revelam compatíveis para resolver eventuais omissões verificadas nos regulamentos de licitações e contratações das entidades do Sistema S. Todavia, por precaução e cautela, cumpre ao gestor verificar se, na situação concreta, de fato, constata-se essa compatibilidade.

Firme nessa ordem de ideias, responde-se que, se o Regulamento de entidade do Sistema S for omisso quanto à disciplina a ser aplicada em determinada situação, ainda que a Lei nº 8.666/93 ou a Lei nº 10.520/02 tratem do assunto, não ocorrerá aplicação imediata e cogente dessas leis ao caso. Isso não impede, no entanto, a aplicação dessas leis por analogia, desde que a disciplina a ser aplicada seja compatível com as demais regras constantes do regulamento próprio que rege a contratação.

REFERÊNCIA

FERRARA apud FRANÇA, R. Limongi. Hermenêutica jurídica. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

Nota: Esse material foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos, na seção Perguntas e Respostas. A Revista Zênite e o Zênite Fácil esclarecem as dúvidas mais frequentes e polêmicas referentes à contratação pública, nas seções Orientação Prática e Perguntas e Respostas. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores