Sistema S: É possível dar continuidade a um pregão com apenas um licitante?

Sistema "S"

Os regulamentos de licitações e contratos das entidades do Sistema S preveem que a falta de um número mínimo de licitantes participantes da fase de lances não inviabiliza ou compromete a validade da licitação.

Nesse sentido, citamos o art. 5º, § 1º, inc. II, da Resolução nº 213/2011 do SEBRAE:

Art. 5º São modalidades de licitação:

Você também pode gostar

(…)

2º A validade da licitação não ficará comprometidanos seguintes casos:

(…)

II – na modalidade pregão, se inviabilizada a fase de lances, em razão da apresentação e/ou classificação de apenas uma proposta escrita.

3º As hipóteses dos incisos I e II do parágrafo anterior, deverãopara ter validade, ser justificadas pela comissão de licitação, inclusive quanto ao preço,e ser ratificadas pela autoridade competente. (Grifamos.)

A par dessa disciplina, não se deve perder de vista que, de acordo com o inc. V do mesmo art. 5º do Regulamento citado, o pregão tem como objetivo a participação de quaisquer interessados, em sessão pública presencial ou eletrônica, em que possam ser feitos lances a fim de alcançar a proposta de melhor benefício-custo.

Adotada a modalidade pregão, especialmente em sua versão eletrônica, potencializa-se o atendimento do princípio da competitividade, já que o interessado necessita apenas se credenciar perante o provedor do sistema eletrônico e ter acesso à internet, podendo participar independentemente do local onde que se encontre. Também se privilegia a economicidade, na medida em que a fase de lances propicia a redução dos preços ofertados. Por fim, o pregão eletrônico prestigia a impessoalidade e moralidade, dado o sigilo da identidade dos concorrentes.

Em razão desses benefícios o TCU, no Acórdão nº 1.584/2016 – Plenário, concluiu ser “recomendável que as entidades do Sistema S adotem, sempre que possível, a forma eletrônica do pregão. A adoção da forma presencial deve ser justificada, pois pode caracterizar ato de gestão antieconômico”.

Considerando que não se assegura a efetiva competitividade nas licitações em que participa apenas um interessado, entende-se que a continuidade do procedimento requer, obrigatoriamente, justificativa do pregoeiro.

Nesse caso, a justificativa deverá demonstrar que a participação de apenas um licitante e a consequente ausência da etapa de lances não prejudicou a finalidade do pregão. É imprescindível demonstrar, no processo administrativo, que a falta de interesse de eventuais participantes não decorreu da fixação de condições restritivas, ilegais e imotivadas, bem como não comprometeu a seleção de proposta vantajosa em relação ao mercado.

Caso se identifique no edital alguma condição que tenha restringido injustificadamente a participação no pregão, impõe-se a anulação do procedimento.

Assim, podemos concluir que o simples fato de a licitação contar com um único licitante não constitui, por si só, condição determinante para sua anulação ou revogação, cabendo avaliar a situação fática.

Ao que parece, o TRF da 2ª Região já se mostrou sensível a esse aspecto, conforme vemos de anotação extraída da LeiAnotada.com:

Ao apreciar a necessidade de revogação de licitação em que restou apenas um licitante interessado, o TRF da 2ª Região entendeu que ‘a ausência de competição, com a existência de apenas um licitante interessado no objeto do certame, não impõe à Administração Pública a revogação de todo o procedimento, sinalizando, tão-somente, a existência da possibilidade de revogação, que poderá ou não ser levada a efeito pelo Administrador, segundo seu próprio critério de conveniência, mérito este que não se submete ao controle judicial, demonstrada a correspondência com o interesse público, na hipótese concreta’. Com base nisso, o Tribunal concluiu: ‘é necessário que se avalie, no caso concreto, o que seria menos gravoso ao interesse público: prosseguir com o certame com apenas um candidato ou lançar novo edital, reiniciando todo o processo’. (TRF 2ª Região, ARN nº 2007.51.01.025113-7, Rel. Des. Poul Erik Dyrlund, j. em 15.02.2011.) (MENDES, 2016.) (Grifamos.)

Diante do exposto e de acordo com os Regulamentos de Licitações e Contratações das entidades do Sistema S, a realização de licitação pela modalidade pregão com apenas um licitante ou sem disputa de lances não constitui, necessariamente, motivo para anulação ou revogação da licitação.

Porém, é necessário demonstrar no processo de contratação dois aspectos essenciais: i) que não houve cláusula no edital que pudesse prejudicar o interesse na licitação, e ii) apesar da participação de apenas um licitante ou da ausência da etapa de lances, foi possível selecionar proposta vantajosa diante da prática atual de mercado e do preço referencial/máximo definido no edital.

Verificados esses aspectos, deve-se motivar a conveniência da decisão pela continuidade do pregão, no sentido de resguardar a eficiência administrativa.

REFERÊNCIA

MENDES, Renato Geraldo. LeiAnotada.com. Decreto nº 3.555/00, nota ao art. 11, categoria Jurisprudência. Disponível em: <http://www.leianotada.com>. Acesso em: 28 ago. 2018.

Nota: O material acima é versão resumida e adaptada de conteúdo publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos, na seção Perguntas e Respostas. A Revista Zênite e o Zênite Fácil esclarecem as dúvidas mais frequentes e polêmicas referentes à contratação pública, nas seções Orientação Prática e Perguntas e Respostas. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores