Sistema S – É possível realizar licitação para registro de preços sem estipular o quantitativo máximo a ser adquirido?

Registro de PreçosSistema "S"

Essa questão apresentada à Equipe de Consultores Zênite:

“É possível a realização de procedimento licitatório para registro de preços, estabelecendo um valor financeiro para aquisição de todos os itens do lote, sem a determinação de quantitativos máximos por item, porém informando aos licitantes o histórico de utilização dos produtos e a estimativa futura de aquisição?”

ORIENTAÇÃO

Você também pode gostar

Preliminarmente, destaca-se que, segundo informa a consulente, pretende-se instituir ata de registro de preços com 24 meses de vigência. Contudo, nos termos do art. 34 do Regulamento de Licitações e Contratações da entidade consulente, aprovado pela Resolução nº 213, do SEBRAE, de 18 de maio de 2011, o prazo de vigência da ata de registro de preços deve se limitar a doze meses, somente admitida a prorrogação, no máximo, por igual período, desde que prevista essa condição no instrumento convocatório da licitação e que se comprove a vantajosidade desse procedimento por meio de pesquisa de mercado:

Art. 34. A vigência do registro de preço, limitada a 12 (doze) meses, deverá estar prevista no instrumento convocatório, podendo ser prorrogada, no máximo, por igual período, desde que pesquisa de mercado demonstre que o preço se mantém vantajoso.

No processamento de suas licitações, a entidade consulente deve obediência aos princípios que regem as licitações públicas, entre eles o princípio da legalidade, conforme prevê o art. 2º de seu Regulamento de Licitações e Contratações:

Art. 2º A licitação destina-se a selecionar a proposta mais vantajosa para o Sistema SEBRAE e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objeto e dos que lhe são correlatos, inadmitindo-se critérios que frustrem seu caráter competitivo.

Dessa forma, sugere-se rever o prazo de vigência da ata pretendida, de modo a atender ao disposto no Regulamento de Licitações e Contratos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A entidade consulente, em sua consulta, também informa:

As estimativas são somente informações aos licitantes, pois pretendemos que da ata constem apenas a descrição dos produtos e respectivo custo unitário, sem estabelecer os quantitativos máximos de cada item. O intuito desse procedimento é a flexibilização na execução da ata de registro de preço, pois, ao definir os quantitativos por item, corremos o risco de exaurimento de algum deles e a necessidade de realizar novo processo licitatório para um ou para poucos itens, gerando desinteresse dos fornecedores na participação do certame.

A respeito dessa disciplina, destaca-se, desde logo, sua impossibilidade em face das disposições constantes da Resolução CDN nº 168, SEBRAE, de 25 de fevereiro de 2008, a qual “aprova normas e procedimentos relativos ao registro de preço no âmbito do Sistema SEBRAE, na contratação de serviços ou de aquisição de bens”.

De acordo com o disposto no art. 8º, inc. II, da norma citada, cumpre à entidade consulente indicar no edital de licitação para registro de preços a quantidade do objeto a ter seu preço registrado, ficando as futuras e eventuais contratações decorrentes dessa ata limitadas a esse quantitativo:

Art. 8º O edital de licitação para registro de preço contemplará, no mínimo:

(…)

II – a estimativa de quantidades a serem adquiridas no prazo de validade do registro; (Grifamos.)

Atente-se que, em que pese a característica singular do sistema de registro de preços consistir em, justamente, viabilizar a aquisição de bens ou a contratação de serviços, de forma futura e eventual, todas as vezes e nas quantidades flexibilizadas que a contratante necessitar, ou seja, não havendo a definição precisa e exata dos quantitativos que serão contratados, isso não autoriza a instituição de atas sem a definição de um quantitativo máximo que poderá ser contratado com base nesse instrumento.

Se assim fosse, o dever de licitar seria prejudicado, na medida em que não haveria limites para celebrar contratos com o beneficiário da ata. Nesse mesmo sentido, forma-se o entendimento do Tribunal de Contas da União no Acórdão nº 1.233/2012 – Plenário:

9.3. determinar, com fundamento na Lei 8.443/1992, art. 43, inciso I, c/c RITCU, art. 250, inciso II, à Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI/MP) que:

(…)

9.3.2. em atenção ao disposto no Decreto 1.094/1994, art. 2º, inciso I, oriente os órgãos e entidades sob sua jurisdição para que (subitem III.1):

9.3.2.1. ao realizarem licitação com finalidade de criar ata de registro de preços atentem que:

(…)

9.3.2.1.4. a fixação, no termo de convocação, de quantitativos (máximos) a serem contratados por meio dos contratos derivados da ata de registro de preços, previstos no Decreto 3.931/2001, art. 9º, inciso II, é obrigação e não faculdade do gestor (Acórdão 991/2009 – TCU – Plenário, Acórdão 1.100/2007 – TCU – Plenário e Acórdão 4.411/2010 – TCU – 2ª Câmara); (Grifamos.)

Na situação em exame, na medida em que a licitação deve ser processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos que regem os processos de contratação pública, entre outros, da legalidade, e que o art. 8º, inc. II, da Resolução CDN nº 168, SEBRAE, de 25 de fevereiro de 2008, exige a indicação, no edital de licitação, da estimativa de quantidades a serem adquiridas no prazo de validade do registro, entende-se não ser lícito, ainda que com base no princípio da economicidade, deixar de atentar para o procedimento definido na norma competente.

Em vista do exposto e consoante entendeu o Tribunal de Contas da União no Acórdão nº 1.233/2012 – Plenário, esta Consultoria conclui que não é possível a realização de procedimento licitatório para instituir ata de registro de preço estabelecendo um valor financeiro para aquisição de todos os itens do lote, sem a determinação de quantitativos máximos por item, ainda que a entidade consulente informe aos licitantes o histórico de utilização dos produtos e a estimativa futura de aquisição.

Salvo melhor juízo, essa é a orientação da Zênite, de caráter opinativo e orientativo, elaborada de acordo com os subsídios fornecidos pela Consulente.

Nota: Esse material foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos (ILC), Curitiba: Zênite, n. 261, p. 1055, nov. 2015, seção Perguntas e Respostas. A Revista Zênite e a Web Zênite Licitações e Contratos tratam mensalmente nas seções Orientação Prática e Perguntas e Respostas das dúvidas mais frequentes e polêmicas referentes à contratação pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores