TCE/SP: A prorrogação do contrato exige pesquisa de mercado e a comprovação da vantajosidade para a Administração

Contratos Administrativos

Trata-se de irregularidades em termo de aditivo para prorrogação da vigência na contratação de central de gestão de ambientes de informática pedagógica, ferramentas administrativas de apoio e serviços de suporte técnico e treinamentos para professores, monitores e usuários técnicos.

Em defesa, a contratante alegou que “sofreria prejuízos com a paralisação dos serviços e que, dada a natureza do objeto”, a contratação do ajuste encontra respaldo no art. 57 da Lei nº 8.666/1993, afirmando, ainda, que “não houve reajustamento de preços em relação ao contrato original, julgado regular por esta Corte de Contas”.

O relator, ao analisar o caso, apontou que houve a desaprovação do aditivo pelo fato de a contratante não ter comprovado “as condições mais vantajosas à Administração, requisito fundamental também quando da prorrogação de ajustes visando à prestação de serviços de caráter contínuo, consoante inciso II do artigo 57 da Lei federal nº 8.666/93“.

Destacou que “compete à Administração, no intento de prorrogar a avença com fulcro no referido dispositivo legal, demonstrar que o valor contratado está em consonância com os praticados no mercado, o que se efetiva por meio de pesquisa de preços realizada com empresas do ramo. Demais disso, tratando-se de produtos e serviços de informática, há de se esperar que avanços tecnológicos constantes e aumento da concorrência reflitam positivamente na redução dos seus preços, o que reforça a necessidade de comprovação da vantajosidade da dilação do ajuste“.

Além disso, o relator observou que o próprio contrato previa a comprovação de “vantajosidade dos preços como condição necessária para que a avença seja prorrogada“. Diante do exposto, o relator votou pela irregularidade do aditivo e aplicação de multa aos responsáveis pela contratação. (Grifamos.) (TCE/SP, Processo nº TC-000192/006/11)

Nota: O material acima foi originalmente publicado na Revista Zênite Informativo de Licitações e Contratos (ILC) e está disponível no Zênite Fácil, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essa e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores