TCE/SP: É obrigatório o registro documental da pesquisa de preços feita por telefone!

Planejamento

Trata-se do exame de pregão eletrônico, de ata de registro de preços e de termo de contrato visando ao fornecimento de alimentos. A diretoria de fiscalização apontou, entre outras falhas, a inadequação da pesquisa de preços realizada por telefone.

Sobre esse ponto, o órgão contratante informou que “habitualmente a pesquisa de preços é realizada em campo, mas que, ‘neste caso especificamente, esgotaram-se os meios de pesquisa sem obtenção de êxito para o produto, decidindo-se então pela realização de pesquisa de preços por telefone às prefeituras que já haviam comprado o produto e negociado menor preço”.

O relator, ao apreciar a questão, destacou que “a despeito da assertiva de esgotamento dos meios, ressentem-se os autos de documentos probatórios de tais investidas por parte da Administração, com vistas a identificar o real comportamento mercantil”.

Nesse sentido, esclareceu o julgador que “as consultas realizadas por telefone junto a outros órgãos, malgrado admissíveis, não restaram acompanhadas de documentação capaz de referendar os valores consignados”.

Diante desse cenário, o relator concluiu pela irregularidade do procedimento licitatório e dos instrumentos decorrentes, posicionamento esse que foi acolhido pela 1ª Câmara. (Grifamos.) (TCE/SP, TC-07924/026/14 – 1ª Câmara)

Nota: O material acima foi originalmente publicado na seção Tribunais de Contas na Revista Zênite Informativo de Licitações e Contratos (ILC) e está disponível no Zênite Fácil, ferramenta reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores