TCU fiscaliza ações de sustentabilidade ambiental

Contratações Sustentáveis

Na data de hoje foi publicada a notícia abaixo no portal eletrônico do Tribunal de Contas da União:

“O Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que programas governamentais voltados para a implementação de ações de uso racional e sustentável de recursos naturais, em especial, o consumo de energia elétrica, água e papel, são conduzidos de forma desarticulada e possuem baixa adesão pelos órgãos e instituições públicas federais.

Relatório do TCU verificou que existem fontes de financiamento para promover a eficiência energética em prédios públicos que não têm sido utilizadas pelo governo federal. Além disso, foi evidenciado baixo nível de institucionalização das ações de uso racional e poucas campanhas de conscientização da importância do tema sustentabilidade. Chamou atenção o fato de que 73% dos órgãos fiscalizados não realizam licitações sustentáveis.
O TCU avaliou três programas do governo que tratam sobre o tema: Agenda Ambiental na Administração Pública, Programa de Eficiência do Gasto e Subprograma Procel Eficiência Energética em Prédios Públicos. Segundo a auditoria, caso fossem solicitados, esses programas não seriam capazes de atender a real demanda das entidades públicas, visto que a má estruturação resulta em sobreposição e dispersão de esforços e recursos.
Na tentativa de melhorar os problemas levantados, o TCU recomendou ao Ministério do Planejamento (MP) que elabore um plano de ação visando a orientar e a incentivar órgãos e entidades da administração pública federal a adotarem medidas para o aumento da sustentabilidade e eficiência de recursos naturais.
O TCU também recomendou ao MP, à Eletrobrás e ao Ministério do Meio Ambiente que ampliem a divulgação de seus respectivos programas, informando sobre o apoio prestado e sobre a existência de banco de dados contendo boas práticas.
Cópia da decisão foi encaminhada à Casa Civil da Presidência, à Eletrobrás, às Agências Nacionais de Águas e de Energia Elétrica e aos ministérios citados. O ministro André Luís de Carvalho foi o relator do processo.” (Fonte: Notícias do TCU, grifos nossos)

Diante dessa constatação, dois pontos devem chamar a atenção:

1º É o planejamento que irá garantir o sucesso – resultado – das medidas sustentáveis a serem adotadas.

2º É necessário que os órgãos e entidades da Administração Pública passem a realizar contratações públicas sustentáveis.

Não se pode esquecer, a busca pelo desenvolvimento nacional sustentável, na forma do caput do art. 3º da Lei nº 8.666/93, é finalidade da licitação pública e se não for atendida, a contratação é ILEGAL.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores