TCU: inabilitação e manutenção do contrato em benefício do interesse público (LINDB)

Contratação diretaContratos Administrativos

Trata-se de representação formulada por empresa acerca de possíveis irregularidades em pregão eletrônico cujo objeto é a implementação de circuitos de comunicação, formando uma rede de serviços de telecomunicações, promovendo tráfego de dados, voz e imagem entre as unidades do órgão licitante, em todo o território nacional, bem como seu acesso à internet, com mecanismos de segurança e solução de videoconferência.

A empresa questiona sua inabilitação do certame, pois “o edital dispôs que os licitantes com habilitação parcial válida no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – Sicaf poderiam ser dispensados de apresentar documentos relativos à habilitação jurídica, regularidade fiscal e qualificação econômico-financeira, o que na sua visão, amolda-se à sua situação naquele registro cadastral”. Alega também que “a medida adotada não encontraria respaldo nos princípios da vinculação ao instrumento convocatório e da legalidade, além de outros previstos no art. 3º da Lei 8.666/1993”, requerendo a concessão de medida cautelar para determinar ao órgão que se abstenha de assinar a ata de registro de preços e de efetivar a contratação e que, caso já celebrado alguns desses instrumentos, que não se permita adesões e não se assinem/executem contratos até a decisão de mérito da matéria.  

O relator, ao realizar a análise, destacou que, de fato, a empresa licitante foi inabilitada por não ter apresentado documentação expressamente já dispensada no edital, concluindo-se pela irregularidade da decisão da comissão de licitação que inabilitou a empresa representante.

Entretanto, “considerando que o contrato resultante do pregão se encontra em execução, com valores em muito inferiores ao do contrato emergencial anteriormente firmado, concordo que sua manutenção é medida consentânea com o interesse público, vez que sua anulação traria prejuízos ainda maiores à Administração, o que encontra amparo nos arts. 20 a 22 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro”.

Diante do exposto, acordaram os ministros em conhecer da representação para considerá-la procedente e “9.2. autorizar, excepcionalmente, a continuidade do Contrato 53/2018, por se tratar de medida que melhor se amolda ao atendimento do interesse público, com fundamento nos arts. 20 a 22 da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro; 9.3. determinar à [omissis], com fundamento no art. 45 da Lei 8.443/1992 e no art. 250, inciso II, do Regimento Interno, que se abstenha de autorizar adesões à ata de registro de preços decorrente do Pregão Eletrônico 17/2018”. (Grifamos) (TCU, Acórdão nº 9.793/2018, 2ª Câmara)

A decisão acima está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo selecionado e produzido pela Zênite sobre contratação pública. Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores