TJ/MG: o processo administrativo é essencial para rescisão do contrato pela Administração

Contratos Administrativos

Cuida-se de irregularidades na contratação de fundação para realização de serviços técnicos especializados em desenvolvimento institucional e científico, com fins de gerenciamento e desenvolvimento de processo seletivo de provas e títulos. Foi apontado erro de impressão do caderno de provas, pois foram entregues aos candidatos folha de gabarito já preenchida. Em razão disso, foi anulado o processo seletivo e rescindido o contrato de prestação de serviços com a fundação.

A contratada sustentou que “a rescisão unilateral do contrato não dispensa a formalização do devido processo legal, com respeito aos princípios da ampla defesa e contraditório”.

O relator, ao analisar o caso, sustentou que o inc. II do art. 58 da Lei nº 8.666/1993 assenta “que o regime jurídico dos contratos administrativos, instituídos pela referida legislação, conferem à Administração a prerrogativa de rescindi-los unilateralmente nas situações elencadas no artigo 79, I, da mesma lei”.

[Blog da Zênite] TJ/MG: o processo administrativo é essencial para rescisão do contrato pela Administração

Tem outras dúvidas sobre contratos? Que tal uma capacitação com a Zênite?

No entanto, “o artigo 78, da Lei nº 8.666/93, que dispõe sobre os motivos que autorizam a rescisão do contrato, expressamente prevê, em seu parágrafo único, a necessidade de assegurar ao particular o contraditório e a ampla defesa”. A referida previsão “está em harmonia com a garantia constitucional de que ‘aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes’ (art. 5º, LV)”. Nesse sentido, segundo Hely Lopes Meirelles, no caso de rescisão por inadimplência do contratado ou por interesse do serviço público “exige-se procedimento regular, com oportunidade de defesa e justa causa, pois a rescisão administrativa não é discricionária, mas vinculada aos motivos ensejadores desse excepcional distrato. Assim sendo, o particular contratado, não se conformando com a decisão administrativa final, poderá recorrer às vias judiciais em defesa de seus direitos”.

No caso, “a rescisão contratual ocorreu apenas um dia após a suposta falha praticada pela contratada quando da aplicação das provas”. Assim, não resta “dúvidas de que não foi instaurado prévio procedimento administrativo, com vistas a apurar eventual culpa da requerida ou mesmo a presença de alguma outra hipótese autorizativa da rescisão unilateral”. Diante disso, o relator julgou pela nulidade da rescisão em razão da ausência de prévio procedimento administrativo. (Grifamos.) (TJ/MG, Remessa Necessária nº 1.0000.19.090315-3/001.)

A decisão acima está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo selecionado e produzido pela Zênite sobre contratação pública. Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores