TJ/DF: é possível entidade do Sistema S aplicar sanção a licitante que não ofertou garantia prevista no edital?

Sistema "S"

Trata-se de apelação interposta por licitante com o objetivo de afastar penalidade imposta por entidade do Sistema S. Convocada para assinar o contrato, a empresa alegou dificuldades financeiras e ofereceu como garantia do contrato títulos da dívida pública, contrariando exigência prevista no edital e no Regulamento de Licitações e Contratos da entidade, a qual previa o oferecimento de caução em dinheiro, fiança bancária ou seguro garantia.

 

Tendo em vista a inobservância das regras do certame, a entidade decidiu pela aplicação de multa no valor R$ 130.000,00, quantia abaixo do teto previsto no edital, que era de R$ 649.999,99 ou 10% do valor da proposta. Diante do exposto, a empresa propôs ação anulatória para anular ou diminuir o valor da multa, pedidos esses julgados improcedentes em primeira instância, o que deu causa à interposição do recurso em análise. O relator, ao julgar o caso, apontou que “a exigência de garantia e as penalidades pela recusa em assinar o contrato estão previstas no edital e no Regulamento da entidade”. Acrescentou que o Regulamento não “inclui o título da dívida pública entre as possíveis garantias a serem prestadas” e que a recusa da entidade de “aceitar garantia diversa das especificadas em seu regulamento e de não conceder prazo além do estabelecido no edital para prestar a garantia se deu em obediência aos princípios da vinculação ao instrumento convocatório e da isonomia”. Ainda, ressaltou que “os interessados já sabem, previamente, todos os atos a serem praticados e as regras a serem seguidas”. Considerando os fatos demonstrados no processo, o relator negou provimento à apelação, para manter a penalidade e o valor estipulado pela entidade. (Grifamos.) (TJ/DF, AC nº 20140111981575.)

Nota: Esse material foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos (ILC). A Revista Zênite e a Web Zênite Licitações e Contratos trazem mensalmente nas seções Jurisprudência e Tribunais de Contas a síntese de decisões relevantes referentes à contratação pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores