TJDFT: é devido reajuste ao contratado caso a avença seja prorrogada por período superior a 12 meses!

Contratos Administrativos

Cuida-se de apelação em razão de sentença que condenou ente público a pagar à contratada quantia relativa à execução de contrato de prestação de manutenção preventiva e corretiva nas unidades de ensino e prédios urbanos e rurais de Secretaria.

O contrato previa reajuste anual caso o prazo de vigência fosse superior a doze meses, e a citada estipulação reproduz a regra contemplada no edital. Vencido o prazo de vigência do contrato, foram realizados sete aditivos, prorrogando o prazo e o valor do contrato, mantendo inalteradas as demais cláusulas, sendo incontroverso o fato de que houve o pagamento de reajuste contratual relativo aos anos de 2006, 2007 e 2008. Porém, a partir de 2009, o ente estatal se recusou a adimplir os reajustes, alegando que os contratos foram prorrogados sem ressalva quanto ao preço, e é ilegal a concessão de reajuste com efeito retroativo.

Nesse sentido, a Administração afirmou que “se o direito do contratado ao reajuste, como mecanismo de reequilíbrio econômico-financeiro, é, por mandamento constitucional, intangível por parte da Administração, revela-se disponível do ponto de vista do particular. Assim, se não o pleiteia no momento oportuno, subentende-se que renunciou a ele, supostamente por ter avaliado que a equação econômico-financeira encontrava-se equilibrada”.

O relator, ao apreciar o caso, afirmou que “a tese de que o reajuste somente é devido a partir do pedido administrativo formulado pela autora carece de respaldo legal. O reajuste dos preços praticados no contrato administrativo firmado por órgãos ou entidade da Administração Pública direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios está disposto nos artigos 40, XI, e 55, III, da Lei nº 8.666/93 e artigos 1°, 2° e 3° da Lei n° 10.192/01”.

Encerrando sua manifestação, afirmou que “tendo o contrato sido prorrogado por período superior ao prazo de doze meses, deve ser assegurado à autora o direito ao reajuste do preço pactuado, como forma de manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, em estrita observância aos termos do edital, que é lei entre as partes, e do contrato administrativo firmado” e considerou devido o valor requerido pela contratada, sendo mantida a sentença que condenou a Administração ao pagamento do reajuste contratual. (Grifamos.) (TJ/DF, AC nº 20130111834188.)

Nota: Esse material foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos (ILC). A Revista Zênite e o Zênite Fácil trazem mensalmente nas seções Jurisprudência e Tribunais de Contas a síntese de decisões relevantes referentes à contratação pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
2 comentários
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores