TRF 4ª Região: não existe irregularidade no adiamento de sessão de pregão por motivo de força maior, em especial se a medida resultou no aumento da competitividade no certame!

Pregão

Trata-se de agravo de instrumento contra decisão que indeferiu liminar em mandado de segurança pleiteada por licitante com o objetivo de suspender pregão presencial ou a contratação da empresa ganhadora do certame. O impetrante, ora agravante, alega que o edital do certame previa o início da sessão às 9h e, em razão de fortes chuvas ocorridas na data, a pregoeira adiou a abertura da sessão para as 9h30min.

 

Sustenta que já iniciada a sessão fora do horário previsto, e mesmo após o horário então adiado, compareceram mais três empresas interessadas, entre as quais uma se sagrou vencedora. Dentro desse contexto, alegou que a inobservância do horário para a entrega dos envelopes estabelecido no edital, contendo as propostas de preços e os documentos de habilitação, viola os princípios da publicidade, da legalidade e da vinculação ao instrumento convocatório, devendo ser suspenso o ato de adjudicação do objeto do referido pregão à empresa vencedora. Em análise a tais argumentos, o Relator reportou-se à decisão proferida quando da apreciação do pedido de efeito suspensivo formulado pelo agravante. Dessa decisão, adotada como razões de decidir, foram destacados os seguintes pontos: “A observância dos princípios que norteiam as licitações em geral, especificamente os da legalidade e da vinculação ao instrumento convocatório, é essencial para o resguardo do interesse público, o qual compreende não só os interesses específicos da Administração Pública como também os de toda coletividade. Nesse aspecto, a adstrição às normas editalícias restringe a própria atuação da Administração, impondo a desclassificação de licitante que descumpre as exigências previamente estabelecidas no ato normativo. Não obstante, rigorismos formais extremos não justificam interpretações que contrariem a finalidade da Lei e a própria razão de ser do processo seletivo – qual seja, a escolha da proposta mais vantajosa em certame competitivo (Lei nº 8.666/93, art. 3º). (…) Com efeito, não restou demonstrado que o adiamento do início da sessão em 30 (trinta) minutos, por motivo de força maior (evento da natureza), teve o propósito de prejudicar ou beneficiar determinado licitante, em afronta ao princípio da isonomia entre os concorrentes. Primeiro, porque a alteração de horário foi previamente informada aos participantes, sendo-lhe dada ampla publicidade. Segundo, porque não houve qualquer prejuízo à efetiva participação da agravante. Terceiro, porque alcançou todos os interessados e ampliou a competitividade do certame, permitindo a participação de outras três empresas – dado que reforça a assertiva de que as dificuldades de deslocamento até a área do aeroporto, em função das fortes chuvas, eram reais. Quarto, porque o credenciamento de todas as licitantes foi realizado de forma concomitante, o que afasta a alegação de quebra da igualdade. Nessa perspectiva, e em uma análise principiológica do processo licitatório, orientado pela busca de uma ampla competitividade que promova de forma mais efetiva o interesse público, é razoável a medida adotada pela pregoeira e impugnada pela agravante. O alcance do objetivo de selecionar a proposta mais vantajosa não foi comprometido com a alteração de horário; ao contrário, foi efetivamente concretizado”. Com base nesses fundamentos, foi negado provimento ao agravo. (TRF 4ª Região, AI nº 5018458-06.2015.4.04.0000/RS)

Nota: Esse material foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos (ILC). A Revista Zênite e a Web Zênite Licitações e Contratos trazem mensalmente nas seções Jurisprudência e Tribunais de Contas a síntese de decisões relevantes referentes à contratação pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores