A Administração aceitou receber objeto com marca diferente da licitação. Como deve ser contado o prazo de entrega?

Contratos Administrativos

Primeiramente, a apresentação de um pedido de prorrogação do prazo de entrega, por si só, não suspende nem interrompe a contagem do prazo contratual. É assim porque a lei não prevê tal efeito, não podendo ser instituído pelo intérprete.

Assim, em situações como essa, a Administração poderá recompor o prazo para a entrega do objeto, nos casos em que a justificativa para seu não cumprimento se ajustar às situações que autorizam a prorrogação.

Os contratos por escopo, como os de fornecimento, são celebrados com vistas à conclusão de um objeto específico, o que deve ser feito em atenção ao cronograma de execução/entrega previsto contratualmente, que contempla o tempo necessário para o cumprimento do encargo por parte do contratado e para o recebimento e respectivo pagamento por parte da Administração.

Em vista dessas particularidades, o vencimento do prazo de execução/entrega nos contratos por escopo apresenta caráter moratório, e não extintivo. Significa dizer, vencido o prazo de entrega sem o cumprimento da obrigação, é preciso verificar as causas determinantes para o atraso e aplicar as consequências jurídicas, mas não chega a determinar o “fim” do contrato.

Você também pode gostar

Nesse sentido, vejamos o Acórdão nº 1.302/2013, do Plenário do TCU:

7. Em uma visão geral, constatada a impossibilidade de término da obra no tempo avençado, deve-se proceder, obrigatoriamente, uma avaliação objetiva das razões do atraso. Existem, por lógica, três situações possíveis: a mora ocorreu por razões alheias a qualquer das partes; por culpa da contratada; ou por atos e omissões da própria Administração.

O art. 397 do Código Civil, aplicado supletivamente aos contratos administrativos (art. 54 da Lei nº 8.666/93), prevê que “o inadimplemento da obrigação, positiva e líquida, no seu termo, constitui de pleno direito em mora o devedor”.

Nesse caso, uma vez aceito o cumprimento da obrigação fora do prazo pela Administração credora, “Purga-se a mora: I – por parte do devedor, oferecendo este a prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta” (art. 401 do Código Civil).

Porém, é possível que a inviabilidade de executar o contrato no prazo fixado decorra de circunstâncias supervenientes, alheias à vontade do contratado e que influenciam diretamente no desenvolvimento das obrigações contratuais. Nesse caso, o art. 396 do Código Civil deixa claro que “não havendo fato ou omissão imputável ao devedor, não incorre este em mora”.

Ainda, para evitar que o contratado seja prejudicado em virtude de fatos que escapam à sua vontade e à álea ordinária de seu negócio, a Lei de Licitações garante o direito ao contratado de prorrogação do cronograma de execução. Trata-se do previsto no art. 57, § 1º, que elenca as situações que determinam o aumento do prazo de execução contratual (e, via de consequência, de vigência).

A ocorrência de uma das circunstâncias do art. 57 impõe à Administração o dever de providenciar a devolução ao particular do prazo que lhe foi suprimido.1 Para tanto, é necessário comprovar que a razão determinante para o atraso escapa à responsabilidade do contratado.

Ainda que a substituição da marca tenha ocorrido de forma lícita, a rigor, cumpriria ao contratado, durante o prazo que tinha para entrega, ter efetuado as análises necessárias para entregar, no prazo, o bem de marca diversa.

Regra geral, a proximidade com o segmento de mercado permite ao comerciante avaliar se a descontinuidade da marca cotada, por exemplo, prejudicará ou não o cumprimento da obrigação e, se for o caso, em tempo hábil, solicitar sua substituição por outro contendo as especificações técnicas adequadas em conformidade com aquelas previstas no ato convocatório.

Dessa forma, na situação indagada, entende-se que, a princípio, a substituição da marca não tem o efeito de, por si só, alterar a contagem do prazo de entrega do objeto contratado. Ou seja, a rigor, o pedido de troca da marca não suspende e tão pouco interrompe o prazo de entrega inicialmente definido.

A suspensão ou interrupção do prazo para entrega dos bens somente será possível se a contratada lograr êxito em comprovar que atuou da forma mais diligente possível, mas que situações externas, não passíveis de serem contornadas, impediram-na de proceder de modo preventivo.

REFERÊNCIA

MENDES, Renato Geraldo. LeiAnotada.com. Lei nº 8.666/93, nota ao art. 57, § 1º, categoria Doutrina. Disponível em: <http://www.leianotada.com>. Acesso em: 07 fev. 2017.

1 Ainda, “ocorrendo impedimento, paralisação ou sustação do contrato, o cronograma de execução será prorrogado automaticamente por igual tempo”, tal como assegurado pela Lei nº 8.666/93 em seu art. 79, § 5º.

Nota: O material acima foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos, na seção Perguntas e Respostas, e está disponível no Zênite Fácil, ferramenta reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores