A fiscalização no procedimento de contratação da IN nº 04/2010

TI - Tecnologia da Informação

A recém-publicada Instrução Normativa nº 04/2010, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do MPOG, traz importantes inovações para o processo de contratação de soluções de TI. Uma delas diz respeito à fiscalização, tarefa que agora deve ser desempenhada por três agentes – fiscal requisitante, fiscal administrativo e fiscal técnico (art. 2º, incs. V, VI e VII).

A estipulação de três servidores para acompanhar o processo pode dar ensejo ao seguinte questionamento: diante da regra prevista no art. 67 da Lei de Licitações (designação de um representante para fiscalizar o contrato) a nomeação de uma equipe para realizar a atividade representaria prejuízo para a Administração ou violação ao dispositivo legal?

Desde já, responde-se que não. A fixação de vários agentes para a fiscalização segue o mesmo raciocínio empregado na reorganização do planejamento da contratação de soluções de TI. Para essa fase foi instituída uma equipe de planejamento, composta por três servidores, quais sejam: integrante requisitante, integrante administrativo e integrante técnico.

Você também pode gostar

A composição de uma equipe favorece o procedimento de seleção da melhor proposta para atender a necessidade da Administração, pois integra pessoas com domínio sobre áreas distintas, mas igualmente importantes para o sucesso da contratação. O integrante requisitante conhece a necessidade administrativa, o que permite avaliar a melhor opção do ponto de vista funcional do objeto; o integrante administrativo, por sua vez, é responsável pela averiguação dos atos que são praticados durante o processo de seleção do fornecedor; por fim, o integrante técnico possui o conhecimento necessário à revisão e acompanhamento de todos os aspectos técnicos relativos à solução desejada [1].

Como o artigo 24, § 2º da IN dispõe que “Os Fiscais Técnico, Requisitante e Administrativo do Contrato serão, preferencialmente, os Integrantes da Equipe de Planejamento da Contratação”, busca-se para a fase de gerenciamento a mesma qualidade do trabalho integrado desempenhado na fase de planejamento. Veja-se que, se para as duas fases referidas forem nomeados os mesmos servidores, a possibilidade de fracasso da licitação e da contratação é reduzida, pois quem faz parte da etapa inicial pensando o objeto do contrato e sua viabilidade certamente tem melhor condição de verificar se os produtos/serviços fornecidos ou prestados estão dentro dos padrões idealizados. A relação é lógica, já que a execução reflete o que foi estruturado na fase de planejamento.

É importante notar que quando o legislador estabeleceu que a Administração nomearia um representante para fiscalizar o contrato, a preocupação não foi limitar o número de pessoas para desempenho da atividade, mas prezar pela existência de alguém (ou de um grupo, setor) para assegurar o cumprimento do objetivo e das atividades contratadas.

Pode-se concluir, então, que a inovação da Instrução Normativa ao instituir uma equipe para fiscalizar o contrato representa verdadeiro avanço na matéria, pois um único representante da Administração nem sempre reunirá conhecimentos e habilidades igualmente consolidados para atuar simultaneamente como fiscal requisitante, administrativo e técnico.


[1] Sobre os atores que participam do processo de contratação de soluções de TI, ver Manual de Contratação elaborado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores