A importância das Contratações Públicas Sustentáveis

Contratações Sustentáveis

É de conhecimento geral que vivemos um momento de crise ambiental, decorrente do modelo de desenvolvimento mundial adotado a partir da Revolução Industrial, que desencadeou uma crescente e desenfreada degradação do meio ambiente.

Os problemas globais – como as alterações climáticas e as catástrofes naturais –, despertaram, sobretudo após a Primeira Guerra Mundial, a atenção para a necessidade de regulamentação da proteção ambiental, a fim de garantir para as presentes e futuras gerações um meio ambiente equilibrado, o que culminou numa série de discussões no âmbito internacional, para a busca de um modelo de desenvolvimento sustentável. A necessidade de boas práticas ambientais é inerente ao Estado, pois este deve servir de exemplo tendo em vista a sua influência no mercado consumidor e na economia.

Um dos atores nesse cenário é justamente o Estado, o qual atua com dois importantes papéis: regulamentador e consumidor. A Administração Pública é uma das maiores consumidoras no mercado, sendo possível estimar que o poder de compra da Administração, segundo Valéria D´amico,* representa anualmente cerca de R$ 20 bilhões de reais anuais em serviços e bens.

Diante disso, foram criados diversos instrumentos para implantar uma política ambiental, não só para os particulares, mas também para o Estado, enquanto consumidor de bens e serviços. São exemplos, a Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P e a Instrução Normativa nº 1 de 19 de janeiro de 2010 da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Você também pode gostar

Hoje, é impreterível realizar contratações públicas sustentáveis, que fomentem o mercado para a criação e disponibilização de bens e serviços favoráveis ao meio ambiente. Com essa atuação, o Estado passa não só a consumir bens e serviços de forma consciente, mas também realiza na contratação pública um verdadeiro instrumento de fomento ao desenvolvimento sustentável. Aliás, nesse sentido, já se manifestou o Tribunal de Contas da União no Acórdão nº 1.260/2010 – Segunda Câmara de relatoria do Ministro André Luís de Carvalho:

“[Voto]

9. Registro, de todo modo, minha preocupação com a questão ambiental. De fato, são pertinentes alguns argumentos trazidos aos autos pela representante em relação à matéria. É de conhecimento geral o grave problema relativo ao consumo de papel verificado no âmbito de toda a administração pública, além do consumo de energia elétrica e de água.

10. As medidas mais relevantes adotadas pelo governo nessa área remontam a 1999, com a implantação da Política Nacional da Educação Ambiental pela Lei nº 9.745, de 27 de abril de 1999, regulamentada pelo decreto nº 4.281, de 25 de junho de 2002, e mais especificamente, pela Agenda Ambiental da Administração Pública, mais conhecida como A3P, que envolve, em sua essência, ações de conscientização dos órgãos e entidades.

11. Em data mais recente, em 19 de janeiro de 2010, foi editada a Instrução Normativa nº 1, pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

12. A partir de uma primeira leitura desse normativo, observa-se o foco maior em novas obras, abrangendo medidas para redução do consumo de energia elétrica e água, e, em relação à aquisição de bens e serviços, exigências a serem cumpridas pelas empresas contratadas.

[Acórdão]

9.4. recomendar à Secretaria-Geral de Controle Externo que avalie a conveniência e oportunidade de orientar a Secretaria de Fiscalização e Avaliação de Programas de Governo – Seprog e a 8ª Secex a incluírem em seu planejamento a realização de trabalho conjunto para avaliar em que medida as ações adotadas pela administração pública nas áreas de redução de consumo próprio de papel, energia elétrica e de água atingiram os objetivos propostos inicialmente: metas fixadas, acompanhamento, ações objetivas e concretas implementadas, marcos legais fixados, perspectivas, dentre outras questões julgadas relevantes pelas referidas unidades técnicas, podendo as ações serem desenvolvidas separadamente por área;” (Julgado em 23/03/2010).

Vê-se, portanto, que as contratações públicas sustentáveis correspondem a uma forma de inserção de critérios ambientais, pois há uma integração ambiental e social em todas as fases do processo de contratação pública, na busca da redução dos impactos ambientais com a compra de produtos e serviços que ofereçam maior beneficio para o meio ambiente; além disso, as contratações públicas sustentáveis provem maior economicidade para a Administração.

Diante desse cenário há uma nova visão das contratações públicas: sustentabilidade.

Essa seção abre espaço para que o tema seja objeto de discussão e semanalmente postaremos informações sobre a contratação pública sustentável.

* Valéria D’Amico é Engenheira Civil especialista em Controle de Poluição Ambiental e em Gestão de Negócios. Atua na Secretaria de Gestão Pública do Governo do Estado de São Paulo no Grupo de Apoio Técnico à Inovação, na coordenação do Programa de Contratações Públicas Sustentáveis. Secretaria de Gestão Pública – Governo do Estado de São Paulo. Fonte: Consad.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores