Coleta Seletiva

Contratações Sustentáveis

Importante chamar a atenção para a notícia que foi veiculada em 22 de setembro de 2010 no jornal  Estadão.

De acordo com a pesquisa realizada pelo CEMPRE – (Compromisso Empresarial para a reciclagem) ; que é uma Associação Empresarial dedicada a promoção da reciclagem e gestão integrada dos resíduos;  somente 7 (sete) municípios em todo o país promovem serviço de coleta seletiva de resíduo para toda a sua população.  São eles: o município de Santos, Santo André, São Bernardo do Campo (São Paulo), Itabira (MG) e as capitais Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO).

Segundo os dados do estudo, dos aproximadamente 5.537 municípios brasileiros, somente 8%  faz a coleta seletiva, sendo que os programas de coleta seletiva existentes concentram-se  mais nas regiões Sul e Sudeste.

Os dados chamam a atenção para a necessidade de dedicar maior atenção  ao assunto. A gestão ambiental dos resíduos urbanos é assunto da maior importância, já que esse é um dos maiores problemas ambientais enfrentados atualmente.

Os investimentos ainda são poucos para a separação e coleta dos resíduos nos Municípios brasileiros, todavia,  esse quadro tende a mudar com a promulgação da Lei de Resíduos Sólidos (lei 12.035 de 02 de agosto de 2010) que promete maior responsabilização dos geradores de resíduos, além de estabelecer planos e metas de atuação para os governos estaduais e municipais no tocante a administração do lixo. Assim como, uma maior conscientização de todos, cidadãos, administradores e empresários.

Saiba mais: Estadão

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores