Contratação dos CORREIOS: fundamento legal.

Contratação direta

Uma das polêmicas em matéria de contratação pública envolve a contratação dos Correios.

No entendimento da Zênite, em se tratando de serviços inseridos no monopólio dos Correios, o fundamento legal adequado seria o art. 25, caput, da Lei nº 8.666/93. Já para serviços prestados pelos Correios, em regime de competição no mercado, a rigor, cumpriria ser observado o dever de licitar.

No Acórdão nº 1.800/2016 – Plenário, exarado em sede de consulta e, portanto, com caráter normativo para os órgãos e entidades que se submetem ao seu controle, o TCU orientou pela impossibilidade de adotar o art. 24, inc. VIII, para serviços não inseridos no monopólio postal.

Mas, a AGU mantém entendimento quanto à possibilidade nesse sentido (https://www.agu.gov.br/noticia/parecer-da-mais-seguranca-juridica-para-a-contratacao-de-servicos-dos-correios–686808).

Trata-se de racional pautado na manifestação do Supremo Tribunal Federal, na ADPF nº 46, no sentido de que os serviços prestados pela ECT apresentam natureza pública e não atividade econômica em sentido estrito.

Diante disso, a AGU pontua que o “entendimento do TCU, nos Acórdãos TCU nº 1800/2016 – Plenário e 213/2017 – Plenário, não estão conforme o externado pelo STF na Decisão da ADPF nº 46”.

Esta racionalidade foi confirmada em decisão este ano do STF no Mandado de Segurança nº 34.939/DF.

Confira a noticia de março de 2019 no link https://www.correios.com.br/noticias/stf-confirma-legalidade-da-contratacao-direta-dos-servicos-logisticos-dos-correios-pela-uniao

 

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores