Em que casos é exigível projeto básico para licitar obras e serviços pelo RDC? Em qual situação o projeto poderá ser dispensado?

RDC - Regime Diferenciado de Contratações Públicas

A Lei nº 12.462/11 instituiu o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), inicialmente, visando às licitações e contratações necessárias à realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, da Copa das Confederações FIFA 2013, da Copa do Mundo FIFA 2014 e de obras de infraestrutura para os aeroportos das capitais dos estados da Federação distantes até 350 km das cidades-sedes dos referidos mundiais, atualmente expandido para diversos outros objetos.

Entre as diversas novidades promovidas pelo RDC em relação à sistemática consagrada pela Lei nº 8.666/93, destaca-se a criação de um novo regime para execução de obras e serviços de engenharia, o regime de contratação integrada.

Uma das principais características desse regime de execução é que, ao adotá-lo, a Administração não precisará elaborar os projetos básico e executivo, ficando esse ônus a cargo da futura contratada, conforme prevê o § 1º do art. 9º da Lei nº 12.462/11:

Art. 9º (…)

§ 1º A contratação integrada compreende a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, a execução de obras e serviços de engenharia, a montagem, a realização de testes, a pré-operação e todas as demais operações necessárias e suficientes para a entrega final do objeto.

Você também pode gostar

Outra das principais características desse regime de execução é a impossibilidade de realizar termos aditivos para correção de defeitos de projeto, haja vista a própria contratada se responsabilizar pela sua elaboração. Nesse sentido é o § 4º do art. 9º da lei em exame, que prevê que “nas hipóteses em que for adotada a contratação integrada, é vedada a celebração de termos aditivos aos contratos firmados”.1

Atente-se, no entanto, que, não obstante o regime de empreitada integrada atribuir à futura contratada o ônus de providenciar os projetos básico e executivo, a adoção desse regime não dispensa o dever de a Administração planejar a futura contratação e produzir e juntar ao processo administrativo de contratação os documentos relativos a essa atividade. Isso porque a adoção do regime de execução de empreitada integrada requer, de modo indispensável, a prévia elaboração de anteprojeto de engenharia e de programa de necessidade, com base nos quais a Administração deverá também definir o orçamento estimado da contratação.

Além disso, a adoção desse regime está disciplinada no art. 9º da Lei nº 12.462/11, e somente pode ocorrer se preenchidos os seguintes termos:

Art. 9º Nas licitações de obras e serviços de engenharia, no âmbito do RDC, poderá ser utilizada a contratação integrada, desde que técnica e economicamente justificada e cujo objeto envolva, pelo menos, uma das seguintes condições: (Redação dada pela Lei nº 12.980, de 28.05.2014)

I – inovação tecnológica ou técnica; (Incluído pela Lei nº 12.980, de 28.05.2014)

II – possibilidade de execução com diferentes metodologias; ou (Incluído pela Lei nº 12.980, de 28.05.2014)

III – possibilidade de execução com tecnologias de domínio restrito no mercado. (Incluído pela Lei nº 12.980, de 28.05.2014) (Grifamos.)

Assim, preenchidos os requisitos para a adoção do regime de empreitada integrada, a Administração poderá promover a licitação atribuindo à contratada a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, bem como a execução de obras e serviços de engenharia.

Contudo, nos demais casos, o § 5º do art. 8º da Lei nº 12.462/11 deixa claro que, nas licitações para a contratação de obras e serviços, deverá haver projeto básico aprovado pela autoridade competente, disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório. O dispositivo excepciona esse dever apenas as situações em que seja adotado o regime de empreitada integrada.

Com base na disciplina prevista no § 5º do art. 8º da Lei nº 12.462/11, responde-se que nas licitações para contratação de obras e serviços de engenharia processadas pelo RDC, apenas quando for adotado o regime de execução empreitada integrada admite-se dispensar a elaboração e disponibilização do projeto básico junto do edital como condição para instauração do procedimento licitatório. Nas demais hipóteses, ou seja, quando adotado qualquer outro regime de execução, a existência de projeto básico aprovado pela autoridade competente, disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório constitui condição para instauração do certame.

1 O dispositivo excepciona dessa vedação os seguintes casos: “I – para recomposição do equilíbrio econômico-financeiro decorrente de caso fortuito ou força maior; e II – por necessidade de alteração do projeto ou das especificações para melhor adequação técnica aos objetivos da contratação, a pedido da administração pública, desde que não decorrentes de erros ou omissões por parte do contratado, observados os limites previstos no § 1º do art. 65 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993”.

Nota: Esse material foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos, na seção Perguntas e Respostas. A Revista Zênite e o Zênite Fácil esclarecem as dúvidas mais frequentes e polêmicas referentes à contratação pública, nas seções Orientação Prática e Perguntas e Respostas. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores