Novo livro: LINDB e o Direito Administrativo!

Comunicação Zênite

Em abril de 2018, foi editada a Lei nº 13.655/2018 que acrescentou novos dispositivos a LINDB (Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, Decreto-Lei nº 4.657/1942). O principal objetivo da nova lei foi  incrementar os níveis de segurança jurídica e eficiência na criação e na aplicação do Direito Público.

[Blog da Zênite] Novo livro: LINDB e o Direito Administrativo!

Com alterações relevantes em temas de elevado impacto – como o controle das decisões administrativas, o limite à discricionariedade da Administração Pública, a consensualidade administrativa, participação dos cidadãos nas decisões do Poder Público, entre outros assuntos –, é natural que surjam controvérsias a respeito da aplicação destes dez novos dispositivos. A ideia central do livro consiste em abordar os impactos da Nova LINDB, positivos ou negativos, sobre variados temas do Direito Administrativo. É a partir desta ideia, portanto, que a obra foi dividida em seis partes:

1. Aspectos gerais do Direito Administrativo: teoria dos atos administrativos, processo administrativo e responsabilidade civil do Estado.

2. Direito da Infraestrutura: estudos sobre os possíveis impactos da LINDB sobre licitações e contratações públicas, por exemplo.

3. Controle da Administração Pública: estudos sobre os impactos em relação ao Poder Judiciário e aos Tribunais de Contas.

4. Direito Administrativo Sancionador: artigos abordando temas como compliance, acordos de leniência e servidores públicos.

5. Direito Ambiental e Urbanístico: artigos sobre a relação da LINDB com temas como processos ambientais e o Estatuto da Cidade.

6. Constituição e Direitos Fundamentais: políticas públicas e efetivação de direitos fundamentais.

Estão todos convidados a participar do lançamento e conhecer a obra, na próxima sexta-feira, 16 de agosto, às 18h30m, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel, em Curitiba!

[Blog da Zênite] Novo livro: LINDB e o Direito Administrativo!
Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores