O blog mais relevante sobre licitações e contratos do Brasil

Junte-se aos nossos mais de 100.385 leitores. Cadastre-se e receba atualizações:

O CATMAT / CATSER continua valendo?

Foi publicada, no dia 31/01/2018 (ontem), a Portaria Normativa nº 2 de 30 de janeiro de 2018 e, em razão de notícias veiculadas em portais e redes sociais, alguns servidores têm manifestado dúvida sobre a continuidade da utilização do Catmat/Catser.

De pronto esclarecemos, para tranquilizar a todos, que o Catmat/Catser continua valendo e deve ser utilizado pelos órgãos integrantes do SIASG. Vamos ver o que diz a portaria!

O artigo 1º prevê:

Art. 1º Esta Portaria Normativa afasta a aplicação da Instrução Normativa nº 2, de 16 de agosto de 2011, que estabelece procedimentos para a operacionalização dos módulos e subsistemas que compõem o Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais – Siasg, em especial os arts. 2º e 3º, para a execução de projeto piloto a cargo do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Parágrafo único. A execução do projeto piloto de que trata o caput visa a elaboração de estudos para aprimoramento e modernização da metodologia de catalogação dos módulos Catálogo de Materiais (Catmat) e Catálogo de Serviços (Catser).

Mas o art. 2º esclarece o cenário prevendo:

Art. 2º Esta Portaria Normativa não se aplica aos processos e procedimentos que não estejam no âmbito do projeto piloto de que trata o art. 1º.

Interpretando os dois dispositivos concluímos que os órgãos integrantes do SIASG devem continuar utilizando, normalmente, o CATMAT/CATSER para realizar as licitações no Portal de Compras. Isso porque a suspensão de aplicação é válida apenas para os processos que serão utilizados pelo Ministério do Planejamento no projeto piloto para o “aprimoramento e modernização da metodologia de catalogação dos módulos Catálogo de Materiais (Catmat) e Catálogo de Serviços (Catser)”.

Pronto! Podem continuar conduzindo as licitações com o Catmat/Catser normalmente e, na dúvida, contem com a Zênite! 😉

[Total: 5    Média: 4.4/5]

Deixe o seu comentário !