Pode ser realizada contratação pelo RDC no regime de contratação integrada, adotando o menor preço ou o tipo de licitação deve ser obrigatoriamente técnica e preço?

RDC - Regime Diferenciado de Contratações Públicas

A redação do inc. III do § 2º do art. 9º da Lei nº 12.462/11, que instituiu o Regime Diferenciado de Contratação (RDC), no caso de adoção do regime de execução denominado “contratação integrada”, determinava o dever de ser adotado critério de julgamento de técnica e preço.

Diz-se que a Lei nº 12.462/11 determinava a adoção do critério de julgamento de técnica e preço porque, com a publicação da Medida Provisória nº 630, de 24 de dezembro de 2013, convertida na Lei nº 12.980/14, promoveu-se a revogação da disciplina constante do inc. II do § 2º do art. 9º da Lei nº 12.462/11.

Portanto, atualmente, a Lei nº 12.462/11 não impõe mais a obrigação de, no caso de adoção do regime de execução denominado “contratação integrada”, adotar obrigatoriamente o critério de julgamento de técnica e preço.

Não obstante a revogação desse dispositivo legal, o Decreto nº 7.581/11 que regulamenta a aplicação da Lei nº 12.462/11 não sofreu alteração e continua a prever, no seu art. 73, § 2º, a adoção do critério de julgamento técnica e preço nas licitações de obras e serviços de engenharia, caso em que poderá ser utilizada a contratação integrada:

Você também pode gostar

Art. 73. Nas licitações de obras e serviços de engenharia, poderá ser utilizada a contratação integrada, desde que técnica e economicamente justificada.

§ 2º Será adotado o critério de julgamento técnica e preço.

Porém, segundo o Tribunal de Contas da União,

com a revogação do inciso III do § 2º do art. 9º da Lei 12.462/2011, o regime de contratação integrada pode adotar outros critérios de julgamento das propostas, não mais se limitando à técnica e preço, sendo possível, inclusive, o julgamento segundo o menor preço.

Essa decisão foi adotada pela Corte de Contas no Acórdão nº 1.399/2014 – Plenário, no qual, em auditoria realizada em contratos de segurança e sinalização de obras rodoviárias no Estado de Rondônia, a equipe do TCU questionou, entre outros aspectos, o enquadramento das licitações relativas aos contratos auditados aos requisitos exigidos pela Lei nº 12.462/11, vigentes à época dos certames, para a utilização do regime de contratação integrada, entre eles o uso obrigatório de critério de julgamento do tipo técnica e preço.

Sobre a adoção do critério de julgamento pelo tipo técnica e preço, o Ministro Relator consignou, em seu voto, que o exame do enquadramento ocorreu por parâmetros vigentes à época dos trabalhos de campo, apesar de a instrução de mérito ter sido concluída posteriormente a alterações introduzidas na Lei nº 12.462/11 pela Medida Provisória nº 630, de 24 de dezembro de 2013.

Com base nisso, destacou que a referida medida provisória trouxe modificações relevantes ao regime de contratação integrada, uma vez que revogou o inc. III do § 2º do art. 9º da Lei nº 12.462/11, que determinava a obrigatoriedade do uso do critério de julgamento técnica e preço nas licitações envolvendo o regime de contratação integrada previsto no RDC. Por essa razão, registrou o Relator:

nada obsta, a partir dessa alteração em diante, a que esse regime de contratação se dê mediante o uso de outros critérios de julgamento das propostas, não mais se limitando à ‘técnica e preço’, cujas condicionantes se encontram previstas no art. 20 da lei, sendo possível que contratações integradas se concretizem, a partir de então, também com o julgamento das propostas segundo o ‘menor preço’.

Anote-se, no entanto, que, nessa mesma oportunidade, o Plenário do Tribunal de Contas da União deixou claro que essa orientação poderia ser adotada, especialmente considerando o fato de o RDC constituir inovação jurídico-legal cuja forma de utilização não está consolidada na Administração Pública, sem deixar de reconhecer a existência de divergências de entendimento explicitadas nos pareceres emitidos nos autos.

Em suma, a revogação do inc. III do § 2º do art. 9º da Lei nº 12.462/11 cumpriu a finalidade de afastar a obrigatoriedade fixada na redação original da Lei nº 12.462/11. No entanto, isso não significa que não se possa, quando se entender adequado, adotar o tipo técnica e preço. Ou seja, a adoção do referido tipo, em razão da revogação operada pela Lei nº 12.980/14, passou a ser facultativa e não mais obrigatória.

Nota: Esse material foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos, na seção Orientação Prática. A Revista Zênite e o Zênite Fácil esclarecem as dúvidas mais frequentes e polêmicas referentes à contratação pública, nas seções Orientação Prática e Perguntas e Respostas. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores