Quais as diretrizes a serem observadas para a implementação do teletrabalho no serviço público federal?

Regime de Pessoal

Por meio da Instrução Normativa nº 1/2018, o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão estabeleceu orientações para a implantação do Programa de Gestão pelos órgãos públicos integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec).

A normativa regula a execução de trabalho no formato de tarefa, trabalho semipresencial e teletrabalho, estabelecendo, desde logo, que a implementação é facultativa e deve observar juízo de conveniência e oportunidade da Administração, tal como expressamente previsto em seu art. 4º:

Art. 4º A implementação de programa de gestão é facultativa à Administração Pública e ocorrerá em função da conveniência e do interesse do serviço como ferramenta de gestão, não se constituindo direito do servidor.

Parágrafo único. Quando adotado pela Administração Pública, o programa de gestão será implementado nos termos do ato que o institui, do plano de trabalho que o fundamenta e do termo de ciência e responsabilidade assinado pelo servidor público participante. (Grifamos)

Você também pode gostar

Quanto ao teletrabalho, foi conceituado como a forma de trabalho na qual o servidor público executa suas atribuições funcionais integralmente fora das dependências da unidade, mediante o uso de equipamentos e tecnologias que permitam a plena execução das atribuições remotamente, dispensado do controle de frequência (art. 2º).

A instituição do teletrabalho não poderá: I – abranger as atividades para as quais a presença física na unidade seja estritamente necessária; II – implicar redução da capacidade plena de funcionamento dos setores em que haja atendimento ao público; e III – obstruir o convívio social e laboral, a cooperação, a integração e a participação do servidor, nem dificultar o direito ao tempo livre (art. 3º).

Ainda, por força do que prevê o art. 9º, § 2º, o servidor sob o regime de teletrabalho, quando estiver fora das dependências da unidade, fica obrigado a comparecer pessoalmente à unidade nas situações de especial necessidade de sua presença física, quando convocado pelo chefe imediato.

A normativa também prevê que, ao autorizar o servidor a trabalhar no regime de teletrabalho, a Administração deve considerar suas características pessoais, como capacidade de organização e autodisciplina, capacidade de cumprimento das atividades nos prazos acordados, abertura para novas tecnologias (art. 10), de modo a aferir se o perfil pessoal do servidor é compatível com o formato de trabalho remoto.

Assim, em síntese, podem ser apontadas as seguintes diretrizes do teletrabalho: (a) facultatividade na implementação; (b) ausência de controle de jornada; (c) aplicabilidade a atividades que não exijam a presença física no local de trabalho; e (d) compatibilidade do perfil do servidor com o exercício do trabalho remoto.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores