Qual a diferença entre condições de participação e condições de habilitação?

Licitação

Para participar dos processos de contratação pública, os interessados devem reunir os elementos mínimos necessários para tal fim. Esses elementos referem-se ao preenchimento de aptidões pessoais consideradas fundamentais para demonstrar tanto a capacidade de executar o objeto quanto sua idoneidade, bem como relativamente ao cumprimento dos encargos impostos à elaboração da proposta.

A ordem jurídica se ocupou de criar um procedimento próprio para a aferição de cada uma dessas situações. Quanto às aptidões pessoais fundamentais para demonstrar a capacidade e idoneidade do proponente, tal análise será feita durante a fase de habilitação, para o que cumpre ao órgão ou à entidade exigir os elementos constantes nos arts. 27 a 31 da Lei nº 8.666/1993 – dispositivos que limitam as exigências a serem feitas com tal propósito.

Ocorre que o exame das aptidões pessoais não se resume a isso. É verdade que a Administração não pode demandar dos interessados, a título de habilitação, nenhuma exigência que não esteja prevista no rol contido no arts. 27 a 31 da Lei nº 8.666/1993. Contudo, também é verdade que, além dessa noção restrita da habilitação, tal análise deve envolver a presença de situações jurídicas que representam verdadeiras condições para a participação na licitação.

Em análise do tema, Marçal Justen Filho define a existência de um gênero – condições de participação –, do qual são espécies os critérios de habilitação e as condições de participação em sentido estrito. Veja-se:

Os requisitos para o sujeito participar da licitação podem ser denominados de ‘condições de participação’. A expressão indica o conjunto de exigências, previsto em lei e no ato convocatório, cujo descumprimento acarretará a ausência de apresentação da sua proposta.

Esse conjunto de exigências abrange os requisitos de habilitação, mas não se restringe a eles. Existem outras exigências previstas em Lei e no ato convocatório que condicionam a admissibilidade da proposta de um licitante. Isso permitiria aludir a condições de participação em sentido amplo, gênero que abrangeria os requisitos de habilitação e as condições de participação em sentido estrito.

[…]

A avaliação das condições de participação (em sentido estrito) sujeita-se ao regime próprio dos requisitos de habilitação. É usual que a apreciação desses dois temas seja feita conjuntamente, o que conduz à aplicação das mesmas regras jurídicas. […]

As condições de participação materiais relacionam-se com a possibilidade de o sujeito ingressar na disputa. Podem indicar-se, sem cunho de exaustividade, as seguintes: a) admissibilidade de participação de consórcios; b) vedação de participação de sujeito em diversos consórcios; c) incompatibilidade entre a situação subjetiva do sujeito e o certame (art. 9º); d) ausência de punição impeditiva de participação em licitação. (JUSTEN FILHO, 2008, p. 374-376.) (Grifamos.)

Você também pode gostar

Constatamos, assim, que as exigências de habilitação buscam avaliar o preenchimento dos requisitos de habilitação jurídica, qualificação econômico-financeira, qualificação técnica, regularidades fiscal e trabalhista; por sua vez, as condições de participação em sentido estrito, utilizando-se da nomenclatura proposta por Marçal Justen Filho, têm em vista sopesar a presença ou a ausência, a depender da situação, de condições que prejudiquem a participação na licitação.

Se o interessado estiver sob os efeitos de penalidade suspensiva ou impeditiva que atingem a esfera do órgão ou da entidade contratante, por exemplo, então não será preenchida uma condição de participação, qual seja, a ausência de sanção que comprometa a participação na licitação. Da mesma forma, ausente está a condição de participação em:

Contratação […] da Construtora […], que possuía vínculos com o autor do projeto executivo, caracterizando participação indireta deste, em detrimento do art. 9º, inciso I e § 3º, da Lei nº 8.666/93. (TCU, Acórdão nº 673/2008, Plenário, Rel. Min. Marcos Vinicios Vilaça, DOU de 18.04.2008.) (MENDES, 2017b.)

Nesse caso, a ausência de condição de participação decorre dos impedimentos descritos no art. 9º da Lei nº 8.666/1993.

Outras situações podem ser exemplificadas. Senão vejamos.

É possível fixar regra no edital vedando a participação na licitação para contratar serviços advocatícios de sociedades de advogados que patrocinem causas contra a Administração, o que encontra respaldo no Estatuto da Advocacia e no art. 17 do Código de Ética da OAB, que textualmente impedem esse tipo de situação. Essa seria uma condição de participação pertinente a essa licitação.

Outro exemplo envolve as licitações para fomento de microempresas e empresas de pequeno porte (MEs/EPPs). Existiria a condição de participação no caso de licitações exclusivas (art. 48, inc. I, da Lei Complementar nº 123/2006), ou na cota reservada, relativamente às licitações com reserva de cota (art. 48, inc. III, da LC nº 123/2006), que o interessado seja ME ou EPP.

Portanto, como pontuado por Marçal Justen Filho, as condições de participação relacionam-se com a possibilidade de o sujeito ingressar na disputa, podendo decorrer de situações diversas, tal como as já citadas.

A própria Administração, ao planejar a contratação e delimitar a solução apta a satisfazer a necessidade, pode definir uma condição de participação. Imagine um processo de contratação envolvendo fornecimento de combustível. Contanto que motivada a razoabilidade da delimitação espacial, parece sensato restringir a disputa entre proponentes que estejam em um raio “x” de distância de sua sede, fixando condição de participação nesse sentido. A propósito, confira-se:

Segundo o TRF da 4ª Região, é legal e está dentro de parâmetros objetivos o estabelecimento de cláusula no edital dispondo: “[…] 1.2. Como condição para participação no Pregão, as empresas interessadas deverão estar localizadas num perímetro de até 2,5 Km de distância do CTO/GENAF/POA/RS […]”. Vale ressaltar que o caso decidido pelo Tribunal referia-se ao fornecimento de combustíveis e constava no edital (vinculação ao instrumento convocatório) uma distância limite em relação ao perímetro e não ao percurso percorrido pelos veículos até o local de abastecimento. Tal cláusula não frustra a competitividade, pois não seria razoável contratar com posto muito afastado da sede em que os veículos estão localizados. (TRF 4ª Região, AC nº 2007.71.00.004056-2/RS, Rel. Des. Marga Inge Barth Tessler, j. em 10.03.2010.) (MENDES, 2017a.) (Grifamos.)

Portanto, os quesitos de habilitação são restritos às análises contidas no art. 27 e seguintes da Lei nº 8.666/1993, envolvendo especialmente habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira, regularidades fiscal e trabalhista, e as condições de participação em sentido estrito passam pela análise das condições pessoais para ingressar na disputa, podendo envolver aspectos diversos, que vão desde a ausência dos efeitos de sanções ou situações jurídicas que impeçam a participação até a configuração de uma condição, delimitada no edital e motivadamente tida como essencial para a satisfação da demanda.

REFERÊNCIAS

JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à lei de licitações e contratos administrativos. 12. ed. São Paulo: Dialética, 2008.

MENDES, Renato Geraldo. LeiAnotada.com. Lei nº 10.520/02, nota ao art. 3º, inc. I, categoria Jurisprudência. Disponível em: <http://www.leianotada.com>. Acesso em: 13 out. 2017a.

___________. Lei nº 8.666/93, nota ao art. 9º, § 3º, categoria Tribunais de Contas. Disponível em: <http://www.leianotada.com>. Acesso em: 13 out. 2017b.

Nota: O material acima foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos, na seção Perguntas e Respostas, e está disponível no Zênite Fácil, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essa e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores