Quando começa a contar o prazo para reajuste de preços registrados em ata de SRP cujo objeto consiste no fornecimento de bens?

Registro de Preços

Primeiramente, não é habitual verificar a previsão de cláusula prevendo o reajuste dos preços registrado em ata quando seu objeto versa sobre o fornecimento de bens.

Uma das principais razões para tanto, acredita-se, recai sobre o fato de a finalidade do reajuste ser a recomposição dos efeitos inflacionários que determinam prejuízo à manutenção do equilíbrio econômico-financeiro e, regra geral, essa recomposição ocorre por meio da correção do preço com base em um índice econômico que mede a inflação, previamente eleito no edital (art. 40, inc. XI c/c art. 55, inc. III, da Lei nº 8.666/93).

Ocorre que não existem índices que reflitam exatamente a variação dos preços provocada pela inflação sobre o preço de mercado dos bens registrados. Não se deve perder de vista que os preços de mercado, com raras exceções, são livres. Logo, são diversos os fatores, e não apenas os efeitos da inflação, que ditam a formação desses preços de mercado.

Contudo, esse panorama não parece ser suficiente para afastar eventual reconhecimento do direito do particular que teve seu preço registrado à recomposição dos efeitos inflacionários, especialmente quando comprovada a defasagem provocada. Explica-se.

Você também pode gostar

A Constituição Federal assegura, no seu art. 37, inc. XXI, a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos administrativos. Assim, ainda que a ata de registro de preços não constitua um contrato propriamente dito, esse instrumento tem natureza obrigacional e determina a vinculação do particular aos termos e, especialmente, ao preço nela registrado, ficando este obrigado a celebrar futuros e eventuais contratos nessas condições sempre que, durante a vigência da ata e respeitado o quantitativo máximo registrado, a Administração o convocar.

Dessa forma, facilmente percebe-se que, em momentos de inflação elevada, como o que atualmente se vivencia, os efeitos inflacionários podem provocar, ao longo da vigência da ata, a defasagem do preço inicialmente registrado. E, ocorrendo esse efeito, se o valor registrado não for reajustado, os contratos decorrentes da ata não estariam protegidos pela garantia constitucional que assegura a intangibilidade da equação econômico-financeira.

Com base nessa ordem de ideias, parece possível defender o direito do particular ao reajuste do valor registrado em ata, sempre que verificado, durante sua vigência, que a variação inflacionária afetou a formação desse preço, impedindo a manutenção do compromisso firmado nos seus termos originais. Alerta-se que, do contrário, poderia provocar desinteresse dos particulares em participar da formação de atas de registro de preços, na medida em que, para efeito de definição do preço a ser registrado, não se admite a inclusão de eventual margem para fazer frente ao possível efeito inflacionário que afetará esse valor. Significa dizer que os preços são registrados conforme o valor praticado na época da licitação. Logo, o particular ficaria vinculado por doze meses a um preço que não saberá se, durante todo esse período, continuará sendo sequer viável em vista dos efeitos inflacionários do período.

Diante desse cenário, postula-se a possibilidade de promover o reajuste dos valores registrados em atas visando à formação de contratos de fornecimento de bens.

Para tanto, no que diz respeito ao marco para a contagem do prazo anual para o reajuste, cumprirá observar o disposto na Lei nº 10.192/01 que disciplina a aplicação do reajuste tanto nos contratos de direito privado quanto nos contratos administrativos.

De acordo com a previsão contida no § 1º do art. 3º da Lei nº 10.192/01, nos contratos administrativos a periodicidade anual para a concessão do reajuste “será contada a partir da data limite para apresentação da proposta ou do orçamento a que essa se referir”.

A norma visa resguardar a intangibilidade da equação econômico-financeira a partir de sua criação. Assim, contados doze meses da formação do preço contratado, o que, no caso em exame, ocorre na data-limite para a apresentação da proposta, surge o direito do particular ao reajuste.

Contudo, esse reajuste não ocorrerá de forma automática, pois, como dito acima, a formação dos preços de mercado não fica atrelada, exclusivamente, aos efeitos inflacionários. Para reajustar o valor registrado em ata nesse momento, será necessário que o particular comprove a variação dos preços de mercado provocada pela inflação. E, assim ocorrendo, a Administração, com base no novo patamar de preços de mercado, promoverá o reajuste, mantendo a intangibilidade da equação econômico-financeira dos contratos que decorrerão dessa ata.

Nesses termos, pode-se concluir ser possível promover o reajuste dos valores registrados em atas visando à formação de contratos de fornecimento de bens. E, nesse caso, o marco inicial para contagem de prazo anual para esse reajuste se iniciará a partir da data-limite prevista para a apresentação das propostas na respectiva licitação, na forma disciplinada pelo § 1º do art. 3º da Lei nº 10.192/01.

Nota: Esse material foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos, na seção Perguntas e Respostas. A Revista Zênite e o Zênite Fácil esclarecem as dúvidas mais frequentes e polêmicas referentes à contratação pública, nas seções Orientação Prática e Perguntas e Respostas. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores