QUE TAL UMA AJUDA PARA TOMAR DECISÕES?!

Contratação diretaContratos AdministrativosLicitação

A Lei nº 13.655/2018 alterou aspectos importantes do Decreto-Lei nº 4.657/1942 (Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro), especialmente em relação às decisões.

A obrigatoriedade de motivação dos atos (administrativos, dos órgãos de controle e judiciais), já presente na legislação, ganhou ainda mais importância. Vamos ver alguns exemplos do que mudou:

não se decidirá com base em valores jurídicos abstratos sem que sejam consideradas as consequências práticas da decisão” (art. 20, caput);

Você também pode gostar

 

a motivação demonstrará a necessidade e a adequação […] inclusive em face das possíveis alternativas” (art. 20, parágrafo único);

 

indicar de modo expresso suas consequências jurídicas e administrativas” (art. 21, caput).

 

Na interpretação de normas sobre gestão pública, serão considerados os obstáculos e as dificuldades reais do gestor e as exigências das políticas públicas a seu cargo” (art. 22).

As justificativas das decisões no âmbito público devem ir muito além de indicar um artigo na lei. Exigem, obrigatoriamente, a análise aprofundada das alternativas disponíveis e a demonstração das repercussões práticas, jurídicas e administrativas para o interesse público.

É imprescindível ao agente público, aos órgãos de controle e ao Judiciário absorverem essas novas diretrizes. Pensando nisso a Zênite irá realizar o seminário:

[the_ad id=’10155′]

 

Venha compreender, de forma aplicada e prática, o que muda no dia a dia de quem decide e conduz as licitações e os contratos com a chegada da Lei nº 13.655/2018. Resolveremos casos práticos e analisaremos precedentes do TCU e do Judiciário, com o objetivo de responder à seguinte reflexão: A decisão poderia ser mantida se avaliada com base na Lei nº 13.655/2018?

Conte com o apoio da Zênite para ajuda-lo a tomar decisões!

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores