STJ: Se houver processo judicial questionando penalidade imposta pela Administração, a sanção poderá ser divulgada no Portal da Transparência da CGU e no CEIS?

Sanções Administrativas

Trata-se mandado de segurança, com pedido liminar, impetrado por empresa com o intuito de suspender o registo de penalidade administrativa constante do Portal de Transparência da CGU. A impetrante alega que o Portal divulgou a penalidade administrativa que lhe fora aplicada nos termos do art. 7º da Lei nº 10.520/2002, estendendo o impedimento de licitar a toda Administração Pública. Sustenta que a publicação da sanção a impediria de participar de processos licitatórios em qualquer órgão da Administração.

O relator, ao analisar o caso, observou que “cabe à Controladoria-Geral da União a gerência exclusiva do Portal da Transparência e, juntamente com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a determinação de qual o conteúdo mínimo de sua página”. Acrescentou que, “dentro dessas atribuições, foi editada pelo Ministro de Estado do Controle e da Transparência, a Portaria 516/2010, que instituiu o Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas-CEIS, prevendo, em seu art. 6º, a divulgação do cadastro por meio do sítio do Portal da Transparência e, em seu art. 7º, a possibilidade de celebrar termos de cooperação com órgãos públicos”.

Nesse contexto, o julgador ressaltou que “a inclusão do nome da impetrante no Portal da Transparência e no Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas-CEIS, apenas viabiliza o acesso às informações, não sendo suficiente para causar, de per si, qualquer dano, pois o impedimento de contratar e licitar decorre da própria punição e não da publicidade”.

Diante disso, afastou a alegação de que a publicação da sanção impediria a empresa de participar de procedimentos licitatórios, destacando que “caso a parte impetrante esteja sendo indevidamente excluída de certames por outros Entes cuja decisão não se aplica, deverá topicamente buscar a tutela ao Judiciário, contra quem de direito, não tendo a mera divulgação qualquer influência”.

Em complemento ao raciocínio, citou a ementa do Parecer Ministerial expedido nos autos, no seguinte sentido: “Administrativo. Mandado de segurança. Cadastro nacional de empresas inidôneas e suspensas-CEIS. Pretendida exclusão ou retificação de registro em banco de dados. Via eleita inadequada. Responsabilidade do registro e conteúdo das informações dos órgãos habilitados no CEIS. Ilegitimidade passiva. Discussão judicial da sanção. Irrelevância. Cadastro com fins meramente informativos. Dever de publicidade dos atos administrativos. Ausência de direito líquido e certo. Parecer pelo não conhecimento do mandamus e, caso o seja, pela sua denegação”. Por fim, registrou o relator que “deve ser analisada a alegação da existência de demanda judicial onde se questiona a própria penalidade aplicada; entretanto, não se verifica da peça vestibular, ou de seus documentos anexados, a existência de decisão judicial que determine a suspensão, ainda que temporária, da penalidade questionada, a qual, portanto, permanece vigente, ainda que esteja sub judice”.

Concluiu o relator que “inexiste, portanto, o alegado direito líquido e certo a ser amparado em Mandado de Segurança, não tendo demonstrado a parte impetrante, de plano, a ocorrência de ilegalidade e prejuízo, com a divulgação no Portal da Transparência da penalidade a que foi submetida”, denegando a segurança em consonância com o parecer ministerial. (Grifamos.) (STJ, MS nº 21.750)

Nota: O material acima foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos (ILC) e está disponível no Zênite Fácil, ferramenta reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores