TJ/MG: A inadimplência da Administração em relação à locação dá causa ao despejo e à rescisão do contrato

Contratos Administrativos

Trata-se de apelação interposta contra sentença que julgou procedente ação de despejo, para declarar rescindido o contrato de locação e condenar município ao pagamento dos aluguéis vencidos antes e após o ajuizamento da ação, devidamente corrigidos.

O relator, ao analisar o caso, afirmou que “aplicam-se aos contratos de locação em que a Administração Pública seja locatária os comandos previstos nos arts. 55 e 58 a 61, por força do artigo 62, § 3º, I, todos da Lei nº 8.666/93 – normas tipicamente de Direito Administrativo –, bem como as regras de Direito Privado contidas na legislação sobre locação para fins não residenciais – na medida em que haja compatibilidade com o regime de Direito Público –, nos termos da Lei nº 8.245, de 18 de outubro de 1991, que dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos”. Apontou que, de acordo com o art. 23, inc. I, da Lei nº 8.245/91, “compete ao locatário o pagamento do aluguel, bem como dos encargos, como forma de contraprestação pelo uso do bem locado”.

Voltando-se ao caso concreto, esclareceu que é incontroverso o não pagamento dos aluguéis e que “permitir que a municipalidade permaneça no imóvel não adimplindo com os locativos, mesmo depois de encerrado o prazo contratual, equivaleria a violar os princípios que regem os negócios jurídicos e as relações contratuais como no caso em apreço, a exemplo da boa-fé objetiva e da vedação ao locupletamento ilícito, princípios estes também aplicáveis aos entes públicos”.

Acrescentou que as alegações trazidas pelo município, “especialmente aquelas ligadas à destinação do imóvel, utilizado como depósito dos resíduos de lixo urbano – não são suficientes para afastar o despejo e a cobrança pretendidos, porquanto desprovidas de qualquer respaldo jurídico ou probatório”. Diante do exposto, o relator manteve a sentença de primeiro grau para determinar o despejo, declarar extinto o contrato e condenar o município ao pagamento dos aluguéis vencidos. (Grifamos.) (TJ/MG, AC nº 1.0395.13.001478-4/001)

Nota: Esse material foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos (ILC). A Revista Zênite e o Zênite Fácil trazem mensalmente nas seções Jurisprudência e Tribunais de Contas a síntese de decisões relevantes referentes à contratação pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores