TRF 4ª Região: dá para reequilibrar o contrato se constatado que a contratada elaborou a planilha de preços em desconformidade com os serviços prestados?

Contratos Administrativos

Em apelação, discute-se direito de empresa contratada pela Administração a receber pagamento por serviços prestados, excedentes ao contratualmente previsto. Na hipótese, foi celebrado contrato visando à prestação dos serviços de limpeza e conservação, com fornecimento de material, em instalações prediais. Segundo sustenta a empresa contratada, ora apelante, durante a execução do contrato, a Administração contratou mão de obra temporária, realizou concursos públicos e aumentou as metragens prediais das unidades onde o serviço de limpeza era prestado, o que acarretou acréscimo nos serviços contratados, gerando significativo desequilíbrio econômico-financeiro do contrato.

Enfatiza, ainda, que os aditivos celebrados não foram suficientes para remunerar “os gastos exacerbados da prestadora de serviço, razão pela qual socorre-se do Judiciário para se ressarcir de todos os custos”. Em primeiro grau, a ação foi julgada improcedente, adotando-se o seguinte entendimento: “o valor do serviço restou vinculado ao número de horas e quantidade de serventes na omissis, sendo estes os critérios adotados pela Autora na composição do preço ofertado, o qual foi decisivo para a demandante sagrar-se vencedora no Pregão. Não parece ser razoável admitir que, vencido o certame justamente por ser a proposta mais vantajosa, queira a Autora defender possível ‘desequilíbrio’ no contrato diante dos critérios e preços os quais foram elaborados por ela própria. No caso, ou houve imprudência da autora, ou agiu de má-fé, pois não é imprevisível o aumento de efetivos e área nas unidades da omissis, justamente por ser empresa pública prestadora de serviço essencial”. Ratificando o posicionamento de primeiro grau, o Relator entendeu que a Administração “não pode ser responsável por previsão de custos menor do que a realidade do serviço contratado feita pela empresa vencedora da licitação. Ao elaborar sua proposta, deveria a parte autora ter em vista todas as circunstâncias previsíveis no contrato, a fim de não elaborar uma proposta que lhe fosse desvantajosa”. Com base nesses fundamentos, o TRF da 4ª Região negou provimento à apelação. (TRF 4ª Região, AC nº 5001393-72.2014.4.04.7100)

Nota: Esse material foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos (ILC). A Revista Zênite e a Web Zênite Licitações e Contratos trazem mensalmente nas seções Jurisprudência e Tribunais de Contas a síntese de decisões relevantes referentes à contratação pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores