Um breve reparo à definição de “obras” da Lei nº 14.133/2021

Nova Lei de Licitações

No intuito de evoluir a definição de “obra”, a recentíssima Lei de Licitações e contratos administrativos logo comete um despropósito. Apresentou investida que terminou com nítido viés à certa reserva de mercado, estabelecendo o termo se tratar de “toda atividade estabelecida, por força de lei, como privativa das profissões de arquiteto e engenheiro” (grifamos.).[1] Ao que parece, deixou de observar, por exemplo, que tecnólogos e técnicos industriais com habilitação em edificações, ainda que de forma limitada, também são legalmente habilitados para o ofício.[2]

Mas cabe rápido parênteses para bem agasalhar a evolução trazida à conceituação do termo apresentada pela Lei nº 14.133/2021. Ocorre que, até o final do ano de 2018 o texto-base da referida lei mantinha como definição de “obra” uma relação exaustiva de atividades, a saber, construção, reforma, recuperação ou ampliação e distinguia obra de serviço.[3] Entretanto, o texto-base inovava ao apresentar definições para aquilo que, à época, nomeou como “obras e serviços comuns de engenharia” e “obras e serviços especiais de engenharia”,[4] nitidamente provocando um grande conflito interpretativo. A Emenda de Plenário nº 66/2019 corrigiu a distorção e apresentou definições específicas para obra, serviço de engenharia, serviço comum de engenharia e serviço especial de engenharia.[5]

Em que pese o desiderato em rumo acertado, em certo momento a expressão “privativa das profissões de arquiteto e engenheiro terá que ser revisitada. Como dito alhures, profissionais tecnólogos e técnicos industriais em edificações detêm expertise e habilitação para bem executar obras. Estes para projetar e dirigir edificações de até 80m2 de área construída,[6] aqueles, para executar quaisquer obras relativas à sua modalidade sob a supervisão e direção de profissionais engenheiros ou arquitetos.

Assim, demasiado contrassenso considerar que uma vez cumpridas as exigências próprias de sua profissão, o mesmo legislador que os habilita à execução de certas obras na esfera privada os impede na órbita pública. Não seria exagerado dizer que tal vedação abalaria alguns dos princípios da própria Lei de Licitações e Contratos Administrativos, a exemplo da economicidade, da competitividade e da contratação mais vantajosa.[7] No limite, caberia inteligência que se obras são atividades privativas das profissões de engenheiro e arquiteto, então a execução de construções de até 80m2 estariam posicionadas em um limbo, não se caracterizando nem como serviços, nem como obras.

Nessa senda, para não restar apenas como crítico, a definição apresentada para “serviço de engenharia”[8] nos parece suficiente para sanear o imbróglio: “toda atividade ou conjunto de atividades destinadas a obter determinada utilidade, intelectual ou material, de interesse para a Administração e que, não enquadradas no conceito de obra a que se refere o inciso XII do caput deste artigo, são estabelecidas, por força de lei, como privativas das profissões de arquiteto e engenheiro ou de técnicos especializados”.

Você também pode gostar

[1] Artigo 6º, Inc. XII da Lei Nº 14.133/2021.

[2] Acerca da habilitação dos tecnólogos, veja-se o parágrafo único do artigo 3º da Resolução nº 313 do CONFEA. No tocante à regulação dos técnicos industriais com habilitação em edificações, confira-se o artigo 3º, Inc. V da Resolução nº 56/2019 do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), bem como o artigo 4º, § 1º e artigo 6º, Inc. VII, do Decreto nº 90.922/85, que regulamenta a Lei nº 5.524/68 ao dispor sobre o exercício da profissão de técnico industrial e técnico agrícola de nível médio ou de 2º grau.

[3] Veja-se no Diário da Câmara dos Deputados (DCD) de 11.12.2018. Pg. 451.

[4] Ibidem, pg. 452.

[5] Nota do Autor: Em meio o vai-e-vem das discussões, na primeira metade do ano de 2019 o PL nº 1292/95 foi acometido de dezenas de destaques e emendas, provocando alterações substanciais no Parecer de Comissão outrora publicado no DCD de 11.12.2018. Dentre as modificações de relevo editadas pelo Parecer Reformulado (veja-se o DCD de 18.06.2019), deu-se a extração das definições relativas a “obras e serviços comuns de engenharia” e “obras e serviços especiais de engenharia”. De se notar que o texto-base até então equiparava serviços e obras, provocando evidente tumulto interpretativo. As expressões conflitantes foram, pois, substituídas pela locução “serviço de engenharia” (Art. 6º, Inc. XXI, Lei nº 14.133/2021). A lei vigente manteve a subdivisão entre serviço comum de engenharia e serviço especial de engenharia (ver letras “a” e “b” do mesmo inciso), todavia, é categórica em apontar serviço não se tratar de obra: “XXI – serviço de engenharia: toda atividade ou conjunto de atividades […], não enquadradas no conceito de obra a que se refere o inciso XII do caput deste artigo”. (Grifamos.).

[6] “Os técnicos de 2º grau das áreas de Arquitetura e de Engenharia Civil, na modalidade Edificações, poderão projetar e dirigir edificações de até 80m2 de área construída, que não constituam conjuntos residenciais, bem como realizar reformas, desde que não impliquem em estruturas de concreto armado ou metálica, […].” (Art. 4º, § 1º, Decreto nº 90.922/1985)

[7] A seleção da proposta mais vantajosa até então prevista no Art. 3º da Lei nº 8.666/1993 não integra o rol de 22 (vinte e dois) princípios descritos no Art. 5º da Lei nº 14.133/2021, sendo acomodada em seus Art. 11, Inc. I, como objetivo do processo licitatório.

[8] Lei nº 14.133/2021, Art. 6º, Inc. XXI.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores