Medida Provisória 951: análise da possibilidade de os Consórcios Públicos realizarem dispensa para registro de preços em nome dos Municípios consorciados

Doutrina

2. A realização do registro de preços pelos consórcios intermunicipais com base na Medida Provisória nº 951, de 2020

O estado brasileiro é organizado em formato de Federação, segundo a Constituição da República de 1988. De acordo com o texto constitucional, trata-se de federalismo cooperativo, no qual os entes federados possuem inúmeras atribuições comuns. Como prova deste federalismo cooperativo adotado pelo Brasil está o art. 23 da Constituição de 1988, o qual estabelece as competências comuns entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O mesmo dispositivo, em seu parágrafo único, estabelece a necessidade de fixação de normas de cooperação entre os entes federados na busca pelo “equilíbrio do desenvolvimento e do bem-estar em âmbito nacional.”

Neste sentido, o art. 241 da Constituição criou a figura dos consórcios públicos, os quais estão voltados para a “gestão associada dos serviços públicos”. Em regulamentação ao referido dispositivo, foi editada a Lei nº 11.107/2005, que trata da “contratação de consórcios públicos”.

O regime federativo brasileiro, organizado em três níveis (União, Estados e Municípios) é um campo fértil para o surgimento de consórcios públicos, especialmente em razão do número de municípios que compõem o país, sendo estes, em sua maioria, desestruturados. O surgimento de uma nova pessoa jurídica com a função de fazer a gestão pública para auxiliar os diversos municípios que a sustentam torna-se uma alternativa extremamente benéfica para a gestão de serviços que, individualmente, esses entes não conseguiriam realizar ou, então, o fariam de forma ineficiente.

Você também pode gostar

A Lei nº 11.107/ 2005, fixou que os consórcios públicos são entidades que possuem personalidade jurídica própria, de direito público ou de direito privado [i]. Assim, um consórcio entre Municípios, por exemplo, é uma entidade que possui autonomia administrativa, financeira e orçamentária.

(…)

[i] “Art. 6º O consórcio público adquirirá personalidade jurídica:

I – de direito público, no caso de constituir associação pública, mediante a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções;

II – de direito privado, mediante o atendimento dos requisitos da legislação civil.”

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e também no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores